A incidência da Pedagogia dos Multiletramentos no estágio supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Multiletramentos, Formação de Professores, Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo examina a incidência da Pedagogia dos Multiletramentos na formação inicial de professores, com foco especial no estágio supervisionado. A metodologia proposta é qualitativa e exploratória, com estudo de caso instrumental para investigar a presença dos multiletramentos na formação de professores do curso de Letras. O lócus foram dois cursos de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Por meio da análise documental e questionário com os licenciandos que aderiram voluntariamente a esta pesquisa, os resultados destacaram a importância dos multiletramentos na formação inicial de professores, enfatizando a necessidade de mais espaço e formação para lidarem com a diversidade de linguagens presentes no ambiente educacional contemporâneo. Conclui-se que o Curso de Letras analisado demonstra integração de letramento com tecnologias digitais, mas destaca-se a necessidade de um Projeto Político mais alinhado com a era digital e multicultural, de modo a favorecer que os profissionais em formação possam enfrentar desafios contemporâneos na Educação e na vida pessoal.

Biografia do Autor

  • Ana Márcia dos Santos Honorato da Silva, Universidade de Pernambuco

    Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco- UPE. Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela UPE. Atua na formação de professores da rede Municipal de ensino de Petrolina. Integrante do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (UPE).

  • Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

    Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco- UPE. Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela UPE. Atua na formação de professores da rede Municipal de ensino de Petrolina. Integrante do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (UPE).

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Artigo de Convidado

Como Citar

A incidência da Pedagogia dos Multiletramentos no estágio supervisionado. (2024). Revista Diálogos, 12(2), 154-174. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17318