Descrição paremológica da Libras

Um estudo experimental

Autores

Palavras-chave:

Língua de sinais, Libras, Escrita de língua de sinais, Estudos linguísticos, Estudos e pesquisas em Libras

Resumo

O presente artigo tem como intenção apresentar um método que possibilite o registro de dados linguísticos da língua de sinais por meio da escrita de sinais, o recurso gráfico que permite a fácil manipulação dos dados no texto e a verossimilhança na descrição linguística, pois preserva a forma espaço-visual da língua de sinais. A partir de estudos que tiveram como foco a dupla articulação da língua de sinais e, a posteriori, o registro dos dados linguísticos obtidos no processo de articulação da língua por meio da escrita de sinais, foi desenvolvido um método para a articulação da língua de sinais e o registro gráfico dos dados obtidos. Benassi e Santos (2021) publicaram um artigo em que comunicam os passos necessários para esse registro. Por meio do presente trabalho, reapresentamos estes passos com algumas inovações metodológicas para o processo de registro de dados linguísticos da língua de sinais.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso. Formado em Música pela UFMT, especialista em Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Mestre em Cultura Contemporânea. Professor Assistente A do Departamento de Letras da UFMT. Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea.

Referências

BARROS, Mariângela Estelita. ELiS: sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Penso, 2015.

BENASSI, Claudio Alves. O despertar para o outro: entre as escritas de língua de sinais. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

______. Visografia: o problema do conteúdo, material e forma na escrita de sinais. Tese. Doutorado em Estudos de Linguagem. Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Instituto de Linguagens. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2019.

______. Três ensaios teóricos-filosóficos: a linguística hermética, a dupla articulação da língua de sinais e a estese do ser. Rio de Janeiro: Autografia, 2022.

______.; SANTOS, Rayane Taynara. Descrição paremológica da Libras: um registro da segunda articulação da língua de sinais. In.: Revista Diálogos (RevDia), v. 9, n. 2, 2021.

FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática da língua de sinais. – [reimp.] Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. 273 p.; il.

MARTINET, André. [1968] A linguística sincrônica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1971.

______. [1975] Elementos de linguística geral. Lisboa: Clássica Editora, 2014.

SAUSSURE, Ferdinan de. [2002] Escritos de linguística geral. Tradução de Carlos Augusto Leuba Salum e Ana Lúcia Franco. São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Benassi, C. A. (2024). Descrição paremológica da Libras: Um estudo experimental. Revista Diálogos, 12(1), 22–43. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17099

Edição

Seção

Dossiê Temático