Os nipônicos flutuantes na Amazônia manauara de Hatoum

Autores

Palavras-chave:

Confluências; Amazônia; Japoneses; Identidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar personagens de origem nipônica, a partir do recorte de duas obras do escritor manauara Milton Hatoum e os processos de construções identitárias das mesmas no espaço representativo de desterritorialização e reterritorialização amazônico, com o intuito de perceber como a cultura japonesa se fez presente na cidade flutuante de Manaus, confluindo com culturas diversas, como a de expressão mítica peculiar da Amazônia. Para tanto, esta investigação adotou como procedimento metodológico a revisão bibliográfica de algumas literaturas, com base nas análises interpretativas que serviram de aportes teóricos para justificar o comportamento multicultural das personagens hatounianas selecionadas para a pesquisa.   

Biografia do Autor

Cristiane de Mesquita Alves, Universidade Federal do Pará

Cristiane de Mesquita Alves: Profa. Adjunta II do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA). Pós-doutoranda em Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA/Bolsista-PROSUP/CAPES). Líder do Grupo de Pesquisa Mulheres Amazônidas e Latino-americanas na Literatura e nas Artes (MALALAS- UFPA/CNPq). E-mail: crismesquita@ufpa.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1723-9611

José Guilherme de Oliveira Castro, Universidade da Amazônia

José Guilherme de Oliveira Castro: Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/ UNAMA-PA). Doutor em Letras (PUC-RS). Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (GITA- UNAMA/CNPq). E-mail: jgpsico.letras@gmail.com. ORCID iD:  https://orcid.org/0000-0003-3602-7734

 

Referências

BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Trad. John Cunha Comerford. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

DAOU, Ana Maria. A Belle Époque na Amazônia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Cartografias dos estudos culturais- Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1ª ed. 13ª reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro 11ª ed. Rio de Janeiro: DP &A, 2006.

HATOUM, Milton. A cidade ilhada. 7ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

HATOUM, Milton. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. Os japoneses na Amazônia e sua contribuição ao desenvolvimento agrícola. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 113-133, jun. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufam.edu.br/somanlu/article/view/297doi: https://doi.org/10.17563/somanlu.v9i1.297. Acesso em: 03 dez. 2023.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Artesão das águas. 3ª ed. Belém: Paka-tatu, 2014.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 4ª ed. Belém: Cultura Brasil, 2015.

PEREIRA, Edir Augusto Dias. Ensaios de Amazônia. Representações espaciais da região no ensaísmo brasileiro. Rio de Janeiro: Eduff- Editora da Universidade Federal Fluminense, 2016.

RAMA, Ángel. Literatura e Cultura. In: AGUIAR, Flávio; VASCONCELOS, Sandra Guardini T. Ángel Rama. Trad. Raquel la Corte dos Santos; Elza Gasparotto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Downloads

Publicado

2024-05-07

Como Citar

de Mesquita Alves, C., & de Oliveira Castro, J. G. . (2024). Os nipônicos flutuantes na Amazônia manauara de Hatoum . Revista Diálogos, 12(1), 88–101. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16760

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários