Lei das fake news, ataques em escolas no Brasil e o enfrentamento da postura colonial das Big Techs
Palavras-chave:
Decolonialidade, Big Techs, Discurso de ódio, Pânico moralResumo
Este artigo aborda o Projeto de Lei (PL) 2.630/ 2020 como uma estratégia de conter crimes, cujos indícios são veiculados em plataformas digitais. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, é trazido o entendimento de que a disseminação dos discursos de ódio e do pânico moral, está relacionada à efetuação de crimes, como os ataques a vítimas em escolas, cada vez mais frequentes no Brasil. Este estudo apresenta ainda, um episódio de postura de colonialidade do Poder, do Ser e do Saber, envolvendo representantes de "Big Techs" no país e o comportamento de pedagogia decolonial do Ministro da Justiça brasileiro, que reforça a importância da soberania nacional e a proteção da vida acima de quaisquer regras internas empresariais, como seus termos de uso.
Referências
ARAÚJO JR., Genésio. Flávio Dino recebe big techs e cobrar agilidade para retirar do ar conteúdo com incitem violência nas escolas; Dino informou que vai notificar as big techs nesta semana que poderá ter implicação jurídica. Política Real, Brasília, 11 de abril de 2023. Disponível em: https://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/594785/flavio-dino-recebe-big-techs-e-cobrar-agilidade-para-retirar-do-ar-conteudo-com-incitem-violencia-nas-escolas-dino-informou-que-vai-notificar-as-big-techs-nesta-semana-que-podera-ter-implicacao-juridica. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o Giro Decolonial. Revista brasileira de ciência política, p. 89-117, 2013.
BALLESTRIN, Luciana. Colonialidade e democracia. Revista Estudos Políticos, v. 5, n. 9, p. 191-209, 2014.
BASILIO, Ana Luiza. O balanço dos ataques a escolas brasileiras nos últimos 21 anos, segundo estudos da Unicamp. Carta Capital, São Paulo, 20 de junho de 2023. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/o-balanco-dos-ataques-a-escolas-brasileiras-nos-ultimos-21-anos-segundo-estudos-da-unicamp/. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
BARRENSE, Heloísa. Por que pensamentos extremistas seduzem jovens autores de ataques? UOL, São Paulo, 04 de abril de 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/04/04/ataques-escolas-brasil.htm. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Projeto de Lei (2020). Projeto de Lei 2630/ 2020 de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 2023.
BRASIL teve pelo menos 30 ataques violentos a escolas desde 2002, mostra estudo. G1, 19 de junho de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/06/19/brasil-teve-pelo-menos-30-ataques-violentos-a-escolas-desde-2002-mostra-estudo.ghtml. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educación intercultural crítica: Construyendo caminos. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir, v. 1, p. 145-161, 2013.
CARRANÇA, Thais. Crise de saúde mental nas escolas: 'Alunos estão deprimidos, ansiosos, em luto e faltam psicólogos'. BBC NEWS BRASIL, São Paulo, 25 de agosto de 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62613309. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics: The Creation of Mods and Rockers. London: MacGibbon & Kee, 1972.
DAMASCENO, Gabriel Pedro Moreira; RODRIGUES, Thalissa Guedes; DE AZEVEDO RABELO, Gustavo. O uso de dados pessoais pelo Twitter: Big techs e a formação de bolhas sociais e a submissão política da sociedade ao colonialismo de dados. Revista da Faculdade de Direito da UFU, v. 50, n. 01, p. 297-317, 2022.
DA MOTA NETO, João Colares. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: Convergências entre a educação popular ea investigação-ação participativa. Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 84-84, 2018.
FRAZÃO, Fernando. Os dados que mostram explosão no número de ataques a escolas no Brasil. BBC NEWS BRASIL, São Paulo, 05 de abril de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckryl4epnpeo. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
GRANCHI, Giulia. Os fatores que contribuem para ataques em escolas, segundo especialistas. BBC NEWS BRASIL, São Paulo, 06 de abril de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn0610zm35vo. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
LOBREGATTE, Priscila. Estímulo às armas cria cenário propício a ataques em escolas. Vermelho, Brasília, 30 de novembro de 2022. Disponível em: https://www.vermelho.org.br/2022/11/29/estimulo-as-armas-e-a-violencia-cria-cenario-propicio-a-ataques-em-escolas/. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw-Hill, 1964.
MERCURI, Karen Tank; LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Discurso de ódio em mídias sociais como estratégia de persuasão popular. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 1216-1238, 2020.
METRÓPOLE. "Tempo da autorregulação foi sepultado", disse Dino em reunião tensa com redes. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tZO_qUFNfGE&list=TLPQMTIwNzIwMjPAK32SXW7MMg&index=1. Acesso em: Jul. 2023.
MIGNOLO, Walter D. Aiesthesis decolonial. Calle 14: Revista de investigación en el campo del arte, v. 4, n. 4, p. 10-25, 2010.
MORI, Letícia; LEMOS, Vinícius. Ataque a escolas: os boatos no WhatsApp que criam pânico entre pais e alunos. BBC NEWS BRASIL, São Paulo, 11 de abril de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ck7z92v4898o. Acesso em: 16 ago. 2023.
PEREIRA, Marcio Filipe Carvalho. Descredibilização do sistema eleitoral eletrônico como método: pânico moral e degradação democrática. In: PEREIRA, Rodolfo Viana (Org.). Direitos políticos, liberdade de expressão e discurso de ódio. Brasília: ABRADEP, 2022. p. 171-186.
PISCHETOLA, Magda; ANDRADE, Marcelo. O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem. Revista e-curriculum, v. 14, n. 4, p. 1377-1394, 2016.
QUIJANO, Aníbal et al. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2000.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A Colonialidade do Saber: etnocentrismo e ciências sociais - Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 107-126.
ROCHA, Matheus. Sob governo Bolsonaro, pessoas com licença para armas de fogo disparam e crescem 473%. Folha de São Paulo, Rio de Janeiro, 28 de junho de 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/06/sob-governo-bolsonaro-acesso-a-armas-cresce-39-mas-apreensoes-caem.shtml. Acesso em: 16 de agosto, 2023.
WALSH, Catherine; DE OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 83-83, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.