Lei das fake news, ataques em escolas no Brasil e o enfrentamento da postura colonial das Big Techs

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade, Big Techs, Discurso de ódio, Pânico moral

Resumo

Este artigo aborda o Projeto de Lei (PL) 2.630/ 2020 como uma estratégia de conter crimes, cujos indícios são veiculados em plataformas digitais. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, é trazido o entendimento de que a disseminação dos discursos de ódio e do pânico moral, está relacionada à efetuação de crimes, como os ataques a vítimas em escolas, cada vez mais frequentes no Brasil. Este estudo apresenta ainda, um episódio de postura de colonialidade do Poder, do Ser e do Saber, envolvendo representantes de "Big Techs" no país e o comportamento de pedagogia decolonial do Ministro da Justiça brasileiro, que reforça a importância da soberania nacional e a proteção da vida acima de quaisquer regras internas empresariais, como seus termos de uso.

Biografia do Autor

Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Católica de Pernambuco

Licenciado em Letras - Português e Inglês (2009) e em Pedagogia (2018). Mestre (2012) e doutor (2018) em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Coordenador e Professor do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, inglês, português, surdo, ensino-aprendizagem, Libras e Tecnlologias.

Elaine Silva Alegre, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Servidora Técnico-administrativa em Educação na Assessoria de Parcerias Internacionais da Secretaria de Internacionalização - SECRI UFMT.

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Curso de Letras-Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Coutelo de Moraes, A. H., Alegre, E. S., & Barros, S. M. de. (2024). Lei das fake news, ataques em escolas no Brasil e o enfrentamento da postura colonial das Big Techs. Revista Diálogos, 12(1), 68–87. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16252

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários