Cooficializações de línguas no Brasil em análise

o caso do Talian

Autores

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Análise de conteúdo, Análise de discurso, Ata de audiência pública, Cooficialização de línguas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar um documento legislativo da cooficialização da língua Talian. Trata-se de um estudo de caso cujo objeto de análise é Ata nº 04/2009 da audiência pública para sua cooficialização em Serafina Corrêa-RS em 2009, a qual foi colocada em perspectiva sob a ótica teórico-metodológica da Análise de Conteúdo (AC), com análise e discussão de dados posterior sob Análise de Discurso (AD). A escolha desta ata como corpus se deve ao fato de terem sido identificados poucos estudos analíticos sobre documentos oficiais que constituem o processo de cooficialização de uma língua brasileira. Enquanto resultados, por meio da AC, chegamos a categorias que representavam os principais tópicos voltados para questões de manutenção da cultura italiana, cooficialização do Talian e força política. Já em um segundo momento, por meio da interpretação discursiva e ideológica, sugere-se que sociedade, língua e política são os elementos centrais que sustentaram a argumentação discursiva para/pela cooficialização do Talian.

Biografia do Autor

Dayse Rodrigues dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua profissionalmente como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Santarém. Membro permanente do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Processamento linguístico (GELINPRO), Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI), da UFOPA, e do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), da USP. Revisora dos periódicos. Participa do Conselho editorial da Pantanal Editora e Editora Pimenta Cultural. Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, desenvolvendo pesquisas principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores, Linguística Aplicada, Métodos e estratégias de Ensino e aprendizagem de línguas adicionais, Literatura Infantil e Juvenil.

Milan Puh, Universidade de São Paulo

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (2019). Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2018). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), orientado pelo prof.dr Valdir Heitor Barzotto. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012), com o mesmo orientador. Graduado em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008). Atualmente, é docente do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, na área de Português Língua Segunda/Estrangeira. Entre 2019 e 2023 foi docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Alemão, Latim, Grego e Línguas Orientais. Entre 2021 e 2023 foi coordenador do projeto de pesquisa "Estado da Arte do Ensino de Línguas Orientais: documentos oficiais, materiais didáticos e produção acadêmica". Coordenou o projeto de pesquisa "História da Croácia e dos imigrantes croatas no Brasil" entre 2015 e 2019, organizando quatro publicações. Trabalha com assuntos ligados a História, Línguas, Culturas e Educação em diferentes contextos latino-americanos, africanos e europeus, com enfoque especial em comunidades imigrantes tanto no Brasil como no exterior.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Rodrigues dos Santos, D., & Puh, M. (2024). Cooficializações de línguas no Brasil em análise : o caso do Talian . Revista Diálogos, 12(1), 123–147. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16201

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários