Entre luto e ativismo: um (des) encontro de cronotopos no filme Orações para Bobby (2009)
Palavras-chave:
Orações para Bobby; Verbivocovisualidade; Cronotopos, Ponte/Viaduto; Estrada/ParadaResumo
Baseado em fatos reais, o telefilme Orações para Bobby (2009), dirigido por Russell Mulcahy e produzido pelo canal de TV norte-americano Lifetime ocorre em Walnut Creek, Califórnia, próximo a São Francisco, retomando os anos de 1980 retrata a história de Mary Griffith, interpretada por Sigourney Weaver e de seu filho homossexual Bobby Griffith, atuado por Ryan Kelley. No primeiro momento, temos Mary Griffith uma mulher evangélica que abomina a homossexualidade. No segundo momento, após a "revelação" de Bobby e as frustradas tentativas de cura, Bobby se suicida. Após o suicídio de Bobby, Mary percebe que seu filho não havia escolhido ser gay, e a partir de então passa a frequentar a associação de Pais, Família e Amigos de Lésbicas e Gays (PFLAG), tornando-se uma ativista em favor das causas defendida pela Comunidade LGBTQIAPN+ A partir disso, pretendemos analisar, por meio da linguagem verbivocovisual, a relação espaço-temporal, que parece, no primeiro momento distanciarem entre si, entretanto, observando mais de perto, julgamos complementares. Se, por um lado, temos o cronotopo do (des)encontro, representado pela ponte/viaduto, local onde ocorreu o suicídio de Bobby, por outro, temos o cronotopo da estrada/rua, lugar onde diferentes pessoas se reúnem a fim de celebrar em São Francisco a Parada do Orgulho Gay. Acreditamos que tais cronotopos estão entre si dialogicamente relacionados. Portanto, ancoramos no conceito de verbivocovisualidade, cunhado por Luciane de Paula e, principalmente, na concepção de cronotopo, desenvolvida por Bakhtin.
Referências
AARONS, L. Prayers for Bobby: A Mother’s Coming to Terms with the Suicide of Her Gay Son. New York, US: Harper Collins, 1995.
AGAMBEM, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In. BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2012.
BAKHTIN, M. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo; tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BEMONG, Nele et al. Bakhtin e o cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas; trad. Ozíris Borges Filho, et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2000.
CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. trad. Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Globo, 2003.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Fundamentos bakhtinianos para a análise de enunciados verbo-visuais. Filol. Linguíst. Port., n. 14(2), p.235-246, 2012.
MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Trad. Lauro Antônio e Maria Eduarda Colares. Lisboa: Dinalivro, 2005.
ORAÇÕES para Bobby. Direção: Russell Mulcahy. Produção: Damian Ganczewski. Estados Unidos: Lifetime Network, 2009. (90 min.).
PAULA, Luciane de e SERNI, Nicole Mioni. A vida na arte: a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raída, Dourados, MS. v.11, n.25, jan./jun.2017 ISSN 1984 4018
PAULA, L. de; STAFUZZA, G. (Org.). Prefácio. Da Análise do Discurso no Brasil à Análise do Discurso do Brasil: três épocas histórico-analíticas. Uberlândia: EDUFU, 2010a
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.