Bakhtin, alteridade e ensino
notas sobre pedagogias dialogicamente orientadas
Palavras-chave:
Alteridade, Autoria, Dialogismo, Estilística, Pedagogias dialogicamente orientadasResumo
Em Questões de estilística no ensino da língua, Bakhtin (2013) relata uma experiência de ensino de russo com alunos do ensino médio, mobilizando um arcabouço teórico-metodológico compartilhado com o Círculo, que contempla aspectos filosóficos e formativos de base alteritária, responsiva, criativa e autoral. Em articulação com fundamentos filosóficos de pedagogias alinhadas ao dialogismo, este artigo objetiva discutir posturas pedagógicas registradas na obra em foco, visando a ponderar sobre o lugar e a produtividade da alteridade em pedagogias dialogicamente orientadas. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o pensamento bakhtiniano e o ensino, dialogando com diferentes pesquisadores desde as lentes da filosofia alteritária. Em seguida, estabelecemos relações dialógicas entre os escritos sobre dialogismo e ensino e refletimos sobre recortes discursivos da obra citada. No conjunto da investigação, identificamos três metas pedagógicas que, de modo mais ou menos aparente, trabalham a relação eu-outro no ensino de língua(s): a recusa ao escolasticismo, animando o (re)encontro com o ser expressivo e falante corporificado na linguagem; o desenvolvimento da autoria no e pelo encontro com sujeitos e enunciados; e, por fim, a prática da escuta alteritária.
Referências
AMORIM, Marília. Raconter, démontrer,... survivre. Formes de savoirs et de discours dans la culture contemporaine. Paris: Édition Érès, 2007.
ANTUNES, Irandé. Análise de texto: fundamentos e prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: A Teoria do Romance. Trad. Auror Fornoni Bernardini, José Pereira Júnior, Augusto Goés Júnior, Helena Spryndis Nazário e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 13-70.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua (1942-1945). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I: A estilística (1934-1935). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas (1959-1961). In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016a. p. 71-107.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso (1952 – 1953). In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016b. p. 11-69.
BAKHTIN, Mikhail. Por uma metodologia das ciências humanas (1974). In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017a. p. 57-79.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável (1920-1922). Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017b.
BAKHTIN, Mikhail. Fragmentos dos anos 1970-1971 (1970). In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017c. p. 21-56.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski (1963). Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
AUTOR, Nome; AUTOR, NOME. Notas sobre gêneros do discurso em Bakhtin, Volóchinov e Medviédev. In: ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno; ARANTES, Poliana; PESSÔA, Morgana. (org.). Em discurso 4 - Pesquisar com gêneros discursivos: interpelando mídia e política. Rio de Janeiro: Cartolina, 2020. p. 185-200.
BRAIT, Beth. Lições de gramática do professor Mikhail M. Bakhtin. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua (1942-1945). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 7-18.
BRAIT, Beth; CAMPOS, Maria Inês Batista. Da Rússia czarista à web. In: BRAIT, Beth. (org.). Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2016. p. 15–30.
CHRAIM, Amanda; PEDRALLI, Rosângela. A oralidade no processo de alfabetização: o debate (sempre e de novo) sobre como fazer convergir prática pedagógica e projeto formativo humanizador. SciELO Preprints, 2022. DOI: 10.1590/1678-460x202253656.
DIALOGIC PEDAGOGY. An International Online Journal. About the Journal. Disponível em: < https://dpj.pitt.edu/ojs/dpj1/about>. Acesso em: 25 mar 2023.
AUTORA, Nome. Discurso, mídia e produção de sentidos: questões de leitura e de formação na contemporaneidade. Desenredo, v. 11, n. 2, p. 418-438, 2015. Disponível em: <https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5503>.
AUTORA, Nome. Notas sobre a alteridade em Bakhtin. In: PASCHOAL, Cristiano Sandim et. al. (org.). Círculo de Bakhtin: alteridade, diálogo e dialética. Porto Alegre: Polifonia 2020. p. 7- 28.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GERALDI, João Wanderlei. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 11-28.
GODLEY, Amanda. Commentary: Applying “Dialogic Origin and Dialogic Pedagogy of Grammar” to Current Research on Literacy and Grammar Instruction. Journal of Russian and East European Psychology, v. 42, n. 6, p. 53-58, 2004.
GOGOTICHVÍLI, Liudmila. Sobre o texto de Bakhtin. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua (1942-1945). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 45-60.
GRILLO, Sheila Grillo; AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. Bakhtin, Vinógradov e a estilística. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua (1942-1945). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 93-116.
MATUSOV, Eugene. Applying Bakhtin scholarship on discourse in education: a critical review essay. Education theory, v. 57, n. 2, p. 215-237, 2007.
MATUSOV, Eugene; SMITH, Mark; SOSLAU, Elizabeth; MARJANOVIC-SHANE, Ana; VON DUYKE, Katherine. Dialogic education for and from authorial agency. Dialogic Pedagogy, v. 4, p. A162-A197, 2016. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=EJ1148507>.
MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: uma introdução crítica à poética sociológica (1928). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
AUTOR; Nome; AUTOR, NOME. O encontro de subjetividades no enunciado: apontamentos sobre alteridade e linguagem nos escritos do Círculo de Bakhtin. Letrônica, v. 13, n. esp. (supl.), p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42540.
AUTOR, Nome; AUTOR, NOME. Autoria na redação da UFRGS: uma reflexão necessária. In: SILVA, Peterson Luiz Oliveira; COSTA, Alan Ricardo (org.). Produção textual na teoria e na prática: os caminhos da avaliação da redação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 65-87.
PONZIO, Augusto; CALEFATO, Patrizia; PETRILLI, Susan. Fundamentos da filosofia da linguagem. Trad. Ephraim F. Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
PONZIO, Augusto. Encontro de palavras: o outro no discurso. Trad. Valdemir Miotello, Cleber Conde, Camila Caracelli Scherma, Ana Beatriz Diaz, Marina Haber de Figueiredo e Roberto Leiser Baronas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
PONZIO, Augusto. Livre Mente: processos cognitivos e educação para a linguagem. Trad. Marcus Vinicius Borges Oliveira e Marisol Barenco de Mello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
PUZZO, Miriam Bauab. Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin. Linha d’Água, v. 26, n. 2, p. 261-278, 2013.
PUZZO, Miriam Bauab. Gênero discursivo, estilo, autoria. Linha D’Água, v. 28, n. 2, p. 172-189, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p172-189.
QUEIROZ, Inti Anny. O conceito de arquitetônica na teoria bakhtiniana: uma abordagem historiográfica, filosófica e dialógica. Estudos linguísticos, n. 46, v. 2, p. 625-640, 2017.
ROCHA, Regina Braz. Estilo, expressividade e axiologia no ensino-aprendizagem da língua em uso. Bakhtiniana, v. 13, n. 2, p. 155-175, 2018.
SAMPAIO, Maria Cristina Hennes. A linguagem como experiência pensante e ensino: diálogos entre M. Bakhtin e M. Heidegger. In: BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz; FRANCELINO, Pedro Farias (org.). Linguagem e conhecimento (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev). Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2019. p 293-320.
SANTOS, Larissa Malu. Mas que prática social é esta? Diferentes acepções e implicações para o ensino de línguas. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2020.
SCHERMA, Camila Caracelli; MIOTELLO, Valdemir. A estilística como prática de ensino de língua materna: embates entre as formas gramaticais e a vivacidade da língua criativa. Letrônica, v. 14, n. esp. (sup.), p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42467.
SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Por Uma Proposta de Educação Dialógica Alteritária [Educação dialógica alteritária: uma reflexão]. Línguas & Letras, v. 21, n. 49, p. 7-27, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200001
SOUZA, Nathan Bastos. Deslocamento(s): direito à infuncionalidade, o ato como dar um passo e a linguística da escuta – o uso de metáforas na reflexão de Augusto Ponzio. In: MELLO, Marisol Barenco; SOUZA, Nathan Bastos; SCHERMA, Camila Caracelli (org.). Entre o efêmero e o duradouro: a escola de filosofia da linguagem de Augusto Ponzio no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 39-60.
VIGOTSKI, Lev. Internalização das funções psicológicas superiores (1930). In: VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (1978). Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 51-58.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (1929). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica (1926). In: VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019a. p. 109-146.
VOLÓCHINOV, Valentin. Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística (1930). In: VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019b. p. 183-233.
ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem. Bakhtiniana, v. 7, n. 1, p. 253-269, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000100015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.