Bakhtin, alteridade e ensino

notas sobre pedagogias dialogicamente orientadas

Autores

  • Eduardo da Silva Moll eduardosilva.moll@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) / Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística da PUCRS (PPGL/PUCRS-CNPq) http://lattes.cnpq.br/9328634140364546
  • Maria da Glória Corrêa di Fanti gloria.difanti@pucrs.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) / Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS - CNPq). https://orcid.org/0000-0002-5399-5377
  • Cláudio Primo Delanoy claudio.delanoy@pucrs.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) / Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS) https://orcid.org/0000-0002-8015-5349

Palavras-chave:

Alteridade, Autoria, Dialogismo, Estilística, Pedagogias dialogicamente orientadas

Resumo

Em Questões de estilística no ensino da língua, Bakhtin (2013) relata uma experiência de ensino de russo com alunos do ensino médio, mobilizando um arcabouço teórico-metodológico compartilhado com o Círculo, que contempla aspectos filosóficos e formativos de base alteritária, responsiva, criativa e autoral. Em articulação com fundamentos filosóficos de pedagogias alinhadas ao dialogismo, este artigo objetiva discutir posturas pedagógicas registradas na obra em foco, visando a ponderar sobre o lugar e a produtividade da alteridade em pedagogias dialogicamente orientadas. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o pensamento bakhtiniano e o ensino, dialogando com diferentes pesquisadores desde as lentes da filosofia alteritária. Em seguida, estabelecemos relações dialógicas entre os escritos sobre dialogismo e ensino e refletimos sobre recortes discursivos da obra citada. No conjunto da investigação, identificamos três metas pedagógicas que, de modo mais ou menos aparente, trabalham a relação eu-outro no ensino de língua(s): a recusa ao escolasticismo, animando o (re)encontro com o ser expressivo e falante corporificado na linguagem; o desenvolvimento da autoria no e pelo encontro com sujeitos e enunciados; e, por fim, a prática da escuta alteritária.

Biografia do Autor

Eduardo da Silva Moll, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) / Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística da PUCRS (PPGL/PUCRS-CNPq)

Aluno de Doutorado em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL-PUCRS/ CNPq - Dedicação exclusiva), sob orientação da Profa. Dra. Maria da Glória Corrêa di Fanti (PPGL/PUCRS). Mestre em Letras/Linguística pela mesma universidade (PPGL-PUCRS/ CNPq). Licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atuou como bolsista de monitoria (Língua Inglesa / Produção Textual), bolsista de Iniciação Científica e professor-bolsista do Programa Idiomas Sem Fronteiras-Inglês (ISF/FURG). Atualmente, é integrante do Grupo de pesquisa Tessitura: vozes em discurso (PUCRS/CNPq) e do Projeto de Pesquisa Alteridade, dialogismo e dialética: a constitutiva e tensa relação com o outro (PUCRS/CNPq), ambos sob coordenação da Profa. Dra. Maria da Glória Corrêa di Fanti. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0635-9845

Maria da Glória Corrêa di Fanti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) / Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS - CNPq).

Glória Di Fanti é Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS). ´É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder do Grupo GenTe – Tessitura: Vozes em (Dis)curso (PUCRS/CNPq). 

Cláudio Primo Delanoy, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) / Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS)

Cláudio Primo Delanoy é Doutor em Letras – Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGL/PUCRS). É líder do grupo de pesquisa Discursos em Diálogo (PUCRS/CNPq).

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Publicado

2024-01-07

Como Citar

da Silva Moll, E., Corrêa di Fanti, M. da G., & Primo Delanoy, C. (2024). Bakhtin, alteridade e ensino: notas sobre pedagogias dialogicamente orientadas. Revista Diálogos, 11(3), 134–159. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15948