O que as narrativas das professoras da École Maternalle nos dizem sobre o ensino da língua materna
Palavras-chave:
École Maternalle; Entrevista narrativa; Ensino; Língua materna; Contexto socialResumo
O presente artigo traz um recorte dos dados analisados em uma pesquisa de Mestrado em que se objetivou analisar o que as professoras francesas priorizavam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. O contato com uma escola de Educação Infantil francesa motivou o interesse em realizar uma pesquisa nesse território para entender melhor como o ensino da língua ocorre nesse contexto. Assim, esse texto tem como objetivos específicos: 1) identificar as concepções de ensino da língua das professoras e 2) buscar indícios de como as depoentes compreendem o conceito de língua, a partir de suas narrativas. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva, em autores que discutem sobre linguagem e ensino, bem como nas considerações dos Novos Estudos, foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em duas escolas públicas localizadas em Paris. A análise dialógico-discursiva realizada evidencia o olhar das docentes para o ensino da língua – notadamente, o falar e o escrever corretamente o idioma francês, para que assim, todas as crianças – sejam elas francesas ou imigrantes - possam ser inseridas no contexto social.
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