O que as narrativas das professoras da École Maternalle nos dizem sobre o ensino da língua materna

Autores

Palavras-chave:

École Maternalle; Entrevista narrativa; Ensino; Língua materna; Contexto social

Resumo

O presente artigo traz um recorte dos dados analisados em uma pesquisa de Mestrado em que se objetivou analisar o que as professoras francesas priorizavam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. O contato com uma escola de Educação Infantil francesa motivou o interesse em realizar uma pesquisa nesse território para entender melhor como o ensino da língua ocorre nesse contexto. Assim, esse texto tem como objetivos específicos: 1) identificar as concepções de ensino da língua das professoras e 2) buscar indícios de como as depoentes compreendem o conceito de língua, a partir de suas narrativas. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva, em autores que discutem sobre linguagem e ensino, bem como nas considerações dos Novos Estudos, foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em duas escolas públicas localizadas em Paris. A análise dialógico-discursiva realizada evidencia o olhar das docentes para o ensino da língua – notadamente, o falar e o escrever corretamente o idioma francês, para que assim, todas as crianças – sejam elas francesas ou imigrantes - possam ser inseridas no contexto social.

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida dos Reis, Universidade São Francisco

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade São Francisco (2001-2003). Especialização Lato Sensu pela Faculdade Anhanguera Educacional (2015). Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2018-2020). Doutorado em andamento (início em 2021). Atuou com Formadora do PNAIC/Educação Infantil (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), entre 2017 e 2018, e Assistente Técnico Pedagógica, entre 2019 e 2020, na Secretaria do Município de Itatiba. É Professora PEB I, Educação Infantil, na Prefeitura do município de Itatiba, mas atualmente exerce função na Secretaria de Educação de Itatiba, na EJA. Também é Professora PEB II - Língua Portuguesa. Participo do grupo de pesquisa "Relações de ensino e trabalho docente", da Universidade São Francisco e "Groupe Vygotski/Analyse de lactivité", da Université de Sherbrooke. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em Educação e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Elaboração e Revisão de Material Didático, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Revisão e correção de redações, Mentoria de dissertações, Curadoria.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (Volóchinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5ª. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BRAIT, B. Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise. Gragoatá, Niterói-RJ, n. 20, p. 47–62, 2006. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33238. Acesso em: 30 mar. 2021.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: Outros conceitos-chave. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2016.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas. São Paulo, EDUSP, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. 10. ed. São Paulo: Zouk; Edusp, 2007.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul-dez. 2011.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida durante o Seminário “Alfabetização e letramento em debate”, promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf>. Acesso em: 11 de jan. 2023.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2024-01-07

Como Citar

Reis, F. A. dos, & Moretto, M. (2024). O que as narrativas das professoras da École Maternalle nos dizem sobre o ensino da língua materna. Revista Diálogos, 11(3), 242–264. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15925