Análise cronotópica de dois anúncio publicitários (1956 e 2019) da marca de cerveja Budweiser.

Autores

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Enunciado Concreto, Cronotopo, Gêneros do discurso

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção da imagem da mulher em peças publicitárias da Budweiser publicadas em dois cronotopos distintos. Para tanto, selecionamos um anúncio dessa marca veiculado na mídia em 1956, e outro em 2019. A seleção desse corpus deu-se pela semelhança estética entre os dois anúncios, sendo que o de 2019 é uma resposta ao de 1956 e apresenta uma nova forma de ver a mulher. Na análise, constatamos que, apesar de semelhantes, os anúncios apresentam valorações diferentes. Enquanto o primeiro anúncio mostra uma mulher subserviente ao homem, o segundo traz a representação da figura feminina como independente e livre para fazer suas escolhas. Ambos os anúncios apresentam características sociais típicas dos seus cronotopos, além de que, em um movimento responsivo, o segundo anúncio atualiza a concepção da marca a respeito do papel da mulher na sociedade atual, enxergando-a como uma potencial consumidora do seu produto, pensamento pouco ou não aceitável para os anos 1950.  Nota-se, ainda, que o anunciante buscou enfatizar a transformação nas apreciações valorativas percebidas nos enunciados, já que o enunciador, ao produzir o anúncio de 2019, optou pela manutenção da estrutura composicional e do estilo verificados no anúncio de 1956.

 

Biografia do Autor

Francisco Cleyton de Oliveira Paes, Programa de Pós-graduação em linguística UFC (PPGLIN/UFC). Secretaria da Educação (SEDUC-CE).

Doutorando em Linguística (UFC), mestre e graduado em Letras (UFC), professor da rede pública estadual do Ceará (SEDUC-CE), formador do programa MaisPaic, nas minhas pesquisas me interesso por ensino de gêneros, multiletramentos, análise dialógica do discurso e formação de professor.

Gustavo Henrique Viana Lopes

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2015). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2020) pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Letras (2019) pela mesma universidade, estudando, principalmente, sobre o ensino de gramática na educação básica à luz da Pedagogia da Variação e da Gramática Contextualizada. É Doutorando em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, para a qual contribuiu, ainda, como elaborador de material didático e formador de pares.

Samya Semião Freitas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Gama Filho (FGF). Professora efetiva da área de Linguagens e suas Tecnologias pela Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE). Membro do grupo de estudos GERLIT-UFC (Grupo de estudos em Representações, Linguagem e Trabalho). Atua como pesquisadora pelo Centro de Excelência em Políticas Públicas da UFC (CENPE - UFC).

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Publicado

2024-01-07

Como Citar

Paes, F. C. de O., Lopes, G. H. V. ., & Freitas, S. S. . (2024). Análise cronotópica de dois anúncio publicitários (1956 e 2019) da marca de cerveja Budweiser . Revista Diálogos, 11(3), 96–114. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15924