Análise cronotópica de dois anúncio publicitários (1956 e 2019) da marca de cerveja Budweiser.
Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso, Enunciado Concreto, Cronotopo, Gêneros do discursoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a construção da imagem da mulher em peças publicitárias da Budweiser publicadas em dois cronotopos distintos. Para tanto, selecionamos um anúncio dessa marca veiculado na mídia em 1956, e outro em 2019. A seleção desse corpus deu-se pela semelhança estética entre os dois anúncios, sendo que o de 2019 é uma resposta ao de 1956 e apresenta uma nova forma de ver a mulher. Na análise, constatamos que, apesar de semelhantes, os anúncios apresentam valorações diferentes. Enquanto o primeiro anúncio mostra uma mulher subserviente ao homem, o segundo traz a representação da figura feminina como independente e livre para fazer suas escolhas. Ambos os anúncios apresentam características sociais típicas dos seus cronotopos, além de que, em um movimento responsivo, o segundo anúncio atualiza a concepção da marca a respeito do papel da mulher na sociedade atual, enxergando-a como uma potencial consumidora do seu produto, pensamento pouco ou não aceitável para os anos 1950. Nota-se, ainda, que o anunciante buscou enfatizar a transformação nas apreciações valorativas percebidas nos enunciados, já que o enunciador, ao produzir o anúncio de 2019, optou pela manutenção da estrutura composicional e do estilo verificados no anúncio de 1956.
Referências
BAKHTIN, M.M. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M.M. Os gêneros do discurso. Org., trad., porsf., notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M.M. Teorias do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Trad. Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
BEMONG, N; BORGHART, P. A teoria bakhtiniana do cronotopo literário: reflexões, aplicações, perspectivas. In.: BEMONG, N; BORGHART, P; DOBBLEER, M; DEMOEN,
K; TEMMERMAN, K; KUNEN, B. (Orgs.). Bakhtin e o cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas. Tradução de Oziris Borges Filho, et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 16-32.
BRAIT, B. Do que rimos com Bakhtin? In: BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz; FRANCELINO, Pedro Farias. (Orgs). Linguagem e conhecimento (Bakhtin/ Volóchinov/ Mediédev). Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
BRAIT, B.; MELO, R. de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, B. (org.). Conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2017.
COLLINGTON, T. O cronotopo e o estudo da adaptação literária: o caso de Robinson Crusoé. In.:BEMONG, N; BORGHART, P; DOBBLEER, M; DEMOEN, K;
TEMMERMAN, K; KUNEN, B. (Orgs.). Bakhtin e o cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas. Tradução de Oziris Borges Filho, et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 220-239.
DEL PRIORI, M. Sobreviventes e guerreiras: uma breve história das mulheres no Brasil [livro eletrônico]. São Paulo: Planeta, 2020.
FIORIN, J.L. O romance. In: Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. 3. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019. p. 125-151.
FREITAS, S. S.; RIBEIRO, P. B.; MARQUES, F. C. F. S. Uma análise cronotópica de dois anúncios publicitários da marca Valisère. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 49, 2022.
OLIVEIRA, M. B. F. O círculo de Bakhtin e sua contribuição ao estudo das práticas discursivas. Eutonomia: Revista on line de literatura e linguística, Recife, v. 2, p.1-18, dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/1791/1362. Acesso em 21 jul 2020.
RIBEIRO, P. B.; FRANÇA, M. de. O enunciado concreto como objeto de ensino da aula de língua portuguesa. In: Ribeiro, P. B.; Carvalho, I. M. de. Práticas dialógicas na aula de língua portuguesa. Campinas: Pontes Editora, 2020).
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In:Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015. p. 115-145.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Traduzido por Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora, 34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.