Arquitetônica bakhtiniana na escrita de fanfic a partir do conto machadiano

Bakhtinian architecture in fanfic writing based on Machado's short story

Autores

  • Regiani Leal Dalla Martha Couto regianicouto@gmail.com
    UFMT
  • Simone de Jesus Padilha simonejp1@gmail.com
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Fanfic;, Conto machadiano, Dialogismo;, Arquitetônica;, Autoria

Resumo

Este estudo está ancorado pelo princípio dialógico bakhtiniano e trata-se de um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é analisar como o aluno se constitui autor na escrita de fanfic a partir do conto machadiano. Para este artigo, escolhemos, aleatoriamente, uma fanfic do nosso corpus de pesquisa para a analisá-la à luz da arquitetônica bakhtiniana, com fundamentação nas obras de Bakhtin e o Círculo (BAKHTIN, 2011; 2014; 2017; 2023), (VOLÓCHINOV, 2017). A narrativa foi produzida por uma aluna do Ensino Médio do IFRO – Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná. As Fanfics, ou narrativas de fãs, são produzidas a partir do desejo de dar continuidade, alterar, ressignificar, entre outros a história original. Aqui a autora-criadora dialogou com o conto “O caso da vara” de Machado de Assis para produzir a fanfic “Confronto inesperado”. Em resposta ao conto canônico, a autora criadora, ao elaborar seu enunciado, assume sua posição axiológica e imprime sua assinatura na narrativa, demarcando sua autoria na fanfic. Nosso viés de análise observou os percursos da arquitetônica perseguida pela autora-criadora em seu projeto de dizer, em que destacamos, também, as relações dialógicas estabelecidas entre o contexto cronotópico do século XIX e o contemporâneo, a fim de marcar a posição axiológica dos autores em cotejo, no caso Machado de Assis e autora-criadora. No processo arquitetônico de autoria ampliada, a autora foi coautora, contempladora do conto para se tornar autora da fanfic.

Biografia do Autor

Simone de Jesus Padilha, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora Associada do Departamento de Letras e Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso, líder do Grupo Relendo Bakhtin (REBAK/CNPq/UFMT).

Referências

ASSIS, M. de. O caso da vara. In: 50 contos de Machado de Assis. Seleção, introdução e notas John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3. Ed. São Carlos: Editora Pedro e João, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Arte e Responsabilidade: In: Estética da Criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Martins fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail M. O autor e a personagem na atividade estética. In.: Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail M. O autor e a personagem na atividade estética. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2023.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do Material e da Forma na criação literária. In: Questões de Literatura e de estética. A teoria do romance. Tradução de Aurora Bernardini... [et al] 7. Ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BARROS, Claudia Graziano Paes de; PADILHA, Simone de Jesus. Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Interacções, Nº 19, p.259-273, 2011. DOI: https://doi.org/10.25755/int.482

CAMPOS, Maria Inês Batista. A questão da arquitetônica em Bakhtin: um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 14(2), p247-263, 2012.

CLARK, Katerina. HOLQUIST, Michael. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 2008.

JENKINS, Henry. Textual poachers television fans and participatory culture. New York: Routledge, 1992.

MELO JR, Orison Marden Bandeira de. Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 222-246 / Eng. 219-244, set. 2019. ISSN 2317-2347. DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1499

NEVES, André de Jesus. Cibercultura e Literatura: identidade e autoria em produções culturais participatórias e na Literatura de fã (fanfiction). Jundiaí, Paco Editorial, 2014.

PADILHA, Simone de Jesus. A arquitetônica dos dizeres em todas as direções. Em: Revista Diálogos: linguagens em movimento. Ano III, N. I, jan-jun, 2015.

SOBRAIL, Adail. Gêneros discursivos, posição enunciativa e dilemas da transposição didática: novas reflexões. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 37-45, jan./mar. 2011

VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction [recurso eletrônico]: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.

VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.

VOLOCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2024-01-07

Como Citar

Leal Dalla Martha Couto, R., & de Jesus Padilha, S. (2024). Arquitetônica bakhtiniana na escrita de fanfic a partir do conto machadiano: Bakhtinian architecture in fanfic writing based on Machado’s short story. Revista Diálogos, 11(3), 224–241. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15922