Prática de leitura e sua interface com linguística de texto e do dialogismo

Autores

  • André Felipe Pereira DE SOUZA andre920530@gmail.com
    Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Lúcia Maria de Assis luciaassis@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ângela Francine Fuza angelafuza@uft.com.br
    Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Leitura, Ensino de língua, Dialogismo

Resumo

Este artigo apresenta alguns encaminhamentos teórico-metodológicos para o trabalho com a leitura. Ao figurar espaço no campo da LA, o presente estudo vai ao encontro do fomento à formação inicial e continuada dos professores do EF, tomando por base as contribuições da Linguística de Texto (KOCH, 2003; KOCH; ELIAS, 2016; CAVALCANTE, 2011; BENTES, 2012; SANTOS; CASTANHEIRA, 2021) e do Dialogismo (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; 2019 [1926]; 2013; BAKHTIN, 2011 [1979]; MEDVIÉDEV, 2019 [1928]), a que este trabalho está ancorado teoricamente. No percurso metodológico, buscamos compreender como essas teorias linguísticas podem possibilitar o desenvolvimento das habilidades de leitura, a evidenciar a relação entre os elementos constitutivos do gênero discursivo crônica, marcado por um movimento responsivo social, permeado de vozes, de apreciações valorativas e de marcadores linguísticos. Dessa forma, a finalidade da proposta é auxiliar professores em formação inicial e continuada a pensar como a materialidade linguística pode contribuir para o trabalho da dimensão social e verbal do gênero (RODRIGUES, 2001) e a compreensão dos sentidos produzidos durante essa prática discursiva de leitura.

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Publicado

2024-01-07

Como Citar

DE SOUZA, A. F. P., Assis , L. M. de ., & Fuza, Ângela F. . (2024). Prática de leitura e sua interface com linguística de texto e do dialogismo. Revista Diálogos, 11(3), 71–95. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15309