A unidade lexical ponto na perspectiva da teoria das operações predicativas e enunciativas

Autores

  • Eduardo Henrique Vieira Santos eduardohenrique@ufpi.edu.br
    Universidade federal do Piauí
  • Andreana Carvalho de Barros Araújo andreana_cba@hotmail.com
    Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-4886-8955

Palavras-chave:

Sentido; TOPE; Marca ponto; Cotexto; Contexto.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a construção de sentido da marca ponto. Objetivamos investigar como a relação cotexto-contexto contribui para a construção de sentido dessa unidade considerando o impacto das construções sintáticas nos sentidos evocados. Exploraremos a marca ponto em grupos de enunciados, buscando identificar como ela se comporta, sua relação com o contexto e os sentidos construídos. Para o desenvolvimento das análises nos apoiaremos nas reflexões de Culioli (1985; 1990) e Franckel (2006; 2011), trazendo os conceitos básicos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). A metodologia utilizada é a teoria dos observáveis, explorando as sequências em paráfrases manipuladas. Ainda que tenhamos muitas possibilidades de uso da marca ponto, optamos por escolher alguns enunciados cujos sentidos da marca são os mais recorrentes e os dividimos em grupos buscando a invariância para organizar as análises. Como resultado, constatamos que a unidade ponto é bem produtiva, podendo ser utilizada em diversas situações, engendrando sentidos variados. Quando remetem a lugar as unidades apresentam função adjetiva. Também percebemos que a relação que essa marca estabelece no meio textual com verbos ou preposições, por exemplo, influencia na construção de sentidos e tem forte impacto sobre a marca em questão.

Biografia do Autor

Andreana Carvalho de Barros Araújo, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em letras pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras português e francês. Participa do Grupo de Estudos da Teoria das Operações Enunciativas (GETOE), atuando em pesquisas no âmbito da teoria enunciativa de Culioli.

Referências

CULIOLI, A. Notes du séminaire de D.E.A. - 1983-1984. Paris: Université de Paris VII. D.R.L., 1985. 270 p.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation. Tome 1. Paris: Ophrys, 1990.

CUMPRI M. L. A contribuição da Teoria das Operações predicativas e enunciativas para o estudo da produção textual. In: Diálogo das letras, v.01. n.01. p. 8-25. Pau dos ferros, 2012.

FRANCKEL, J. J; PAILLARD, Denis. Aspectos da teoria de Antoine Culioli. In: VOGUÉ, Sarah de; FRANCKEL, Jean Jacques; PAILLARD, Denis. Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.

FRANCKEL, J.-J. Situation, contexte et valeur référentielle. In. Textes, contextes, pratiques, n 129/130, 2006. p. 51-70.

VOGÜÉ. S. A língua entre cognição e discurso. In: Calidoscópio. Vol.11, N.2. p. 214- 221. UNISINOS, 2013.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Vieira Santos, E. H., & de Barros Araújo, A. C. . (2023). A unidade lexical ponto na perspectiva da teoria das operações predicativas e enunciativas. Revista Diálogos, 11(1), 51–64. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/14816

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários