A unidade lexical ponto na perspectiva da teoria das operações predicativas e enunciativas
Palavras-chave:
Sentido; TOPE; Marca ponto; Cotexto; Contexto.Resumo
O presente trabalho busca analisar a construção de sentido da marca ponto. Objetivamos investigar como a relação cotexto-contexto contribui para a construção de sentido dessa unidade considerando o impacto das construções sintáticas nos sentidos evocados. Exploraremos a marca ponto em grupos de enunciados, buscando identificar como ela se comporta, sua relação com o contexto e os sentidos construídos. Para o desenvolvimento das análises nos apoiaremos nas reflexões de Culioli (1985; 1990) e Franckel (2006; 2011), trazendo os conceitos básicos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). A metodologia utilizada é a teoria dos observáveis, explorando as sequências em paráfrases manipuladas. Ainda que tenhamos muitas possibilidades de uso da marca ponto, optamos por escolher alguns enunciados cujos sentidos da marca são os mais recorrentes e os dividimos em grupos buscando a invariância para organizar as análises. Como resultado, constatamos que a unidade ponto é bem produtiva, podendo ser utilizada em diversas situações, engendrando sentidos variados. Quando remetem a lugar as unidades apresentam função adjetiva. Também percebemos que a relação que essa marca estabelece no meio textual com verbos ou preposições, por exemplo, influencia na construção de sentidos e tem forte impacto sobre a marca em questão.
Referências
CULIOLI, A. Notes du séminaire de D.E.A. - 1983-1984. Paris: Université de Paris VII. D.R.L., 1985. 270 p.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation. Tome 1. Paris: Ophrys, 1990.
CUMPRI M. L. A contribuição da Teoria das Operações predicativas e enunciativas para o estudo da produção textual. In: Diálogo das letras, v.01. n.01. p. 8-25. Pau dos ferros, 2012.
FRANCKEL, J. J; PAILLARD, Denis. Aspectos da teoria de Antoine Culioli. In: VOGUÉ, Sarah de; FRANCKEL, Jean Jacques; PAILLARD, Denis. Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.
FRANCKEL, J.-J. Situation, contexte et valeur référentielle. In. Textes, contextes, pratiques, n 129/130, 2006. p. 51-70.
VOGÜÉ. S. A língua entre cognição e discurso. In: Calidoscópio. Vol.11, N.2. p. 214- 221. UNISINOS, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.