A tradição dos apêndices lusitanos - um exemplo do século XVII

Autores

Resumo

Esta é uma análise da seção “Advertencias en ordem a emendar, e melhorar as palavras, que a inorancia do vulgo tẽ corrutas”, uma lista de palavras “erradas e emmendadas”, que se encontra como apêndice na obra Ortografia da Lingua Portugueza, de João Franco Barreto (1671). Este artigo objetiva (1) demonstrar que existe na língua portuguesa uma tradição gramatical à maneira do Appendix Probi, que foi iniciada por Leão em 1576; e (2) descrever essa lista de palavras sob a visão da Sociolinguística, visto que é um registro de pronúncias típicas do português seiscentista. Para tal adota-se a categoria metaplasmo. A seção “Advertencias” apresenta um propósito normativo, estrutura-se em duas colunas, segue um método contrastivo e pode ser transmitida separadamente sem que haja prejuízo à sua finalidade. Essas características o qualificam como pertencente à tradição dos apêndices lusitanos (appendices lusitanae). No geral, essas palavras manifestam 3 tipos de variações, que ainda hoje ocorrem em português, que são: alçamento vocálico (melhoràmilhor), concorrência entre [v] e [b] (varreràbarrer); e inserção de vogais protéticas (recadaràarrecadar).

Biografia do Autor

Eliabe Procopio, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Linguística (UFC, Brasil), Mestre em Filologia Hispânica (CSIC, Espanha), Licenciatura em Letras-Português/Espanhol e respectivas literaturas (UFC, Brasil). ** Pesquisador em Linguística Histórica, Crítica e Edição textuais e Filologia, nas Línguas Espanhola e Portuguesa. ** Membro da Rede Internacional de Investigadores Dámaso Alonso (CSIC, Espanha), do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL), da Sociedad Española de Lingüística (SEL) e da Rede Carolina. ** Integrante destes grupos de pesquisa: Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE), Práticas de Edição de Textos do Ceará (PRAETECE) e Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas (SOCIOLIN-CE).

Fabiano Henrique Rocha

Licenciado em Letras Português - Espanhol pela Universidade Federal de Roraima ** Especialista em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica pela UNOPAR ** Professor de PLE/PLA e Língua Espanhola - NUCELE UFRR e CRINT UFRR ** Participa do grupo de pesquisa Retratos Linguísticas de Roraima ** Colaborador no Laboratório Imprimatur (LABIM) - Tradução, Revisão e Transcrição ** Professor da rede pública de Roraima.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Procopio, E., & Rocha, F. H. (2022). A tradição dos apêndices lusitanos - um exemplo do século XVII. Revista Diálogos, 10(3), 58–76. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/14233