Estudo grafemático fonológico de um livro de irmandade goiano do século XVIII
GRAPHEMATIC AND PHONOLOGICAL CONTRIBUTIONS FROM A BOOK GOIANO OF BROTHERHOOD AN 18th CENTURY
Resumo
Descrever e analisar a variação grafemática de consoantes e vogais e aspectos da segmentação escrita em um livro de compromisso goiano setecentista são nossos objetivos. A metodologia é bibliográfica, pois utilizamos autores que dialogam sobre Sociolinguística Histórica e a relação grafema-fonema, tais como Romaine (2009 [1982]), Gimeno Menéndez (1983) e Almeida-Baronas e Lini (2011), e documental, porque utilizamos um manuscrito que serviu de base para extrair os dados que apresentamos. Os resultados mostraram que, embora não seja possível afirmar que essas variações são, de fato, vestígios da fala do escriba, esse aspecto é um forte indício para fundamentar esta hipótese
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.