“Onde saõ naturaes emoradores”: tradições discursivas em assentos de casamentos dos séculos XVIII e XIX em diferentes idiomas

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as fórmulas composicionais que passam de uma língua para outra (KABATEK, 2003), transportadas pelas marcas da tradição dos assentos de casamentos dos séculos XVIII e XIX em diferentes idiomas. A partir da perspectiva da Linguística Histórica, e incorporando a interface entre Filologia e Tradições Discursivas, busca-se responder a seguinte questão: os modos de dizer que envolvem a tradicionalidade tipológica dos assentos de casamentos constituem uma tradição discursiva? Para essa pergunta, propõe-se a hipótese de que a identificação de uma tradição discursiva é uma combinação particular de elementos de um texto.

Biografia do Autor

Jorge Augusto Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Pleno do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor Titular Pleno das disciplinas Língua e Literaturas Latinas. Professor do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística e do Mestrado Acadêmico em Letras (ProfLetras). Doutor em Letras (Área de Concentração em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente, desenvolve estudos sobre a Sócio-história do Português do Brasil, com ênfase no Português Popular (urbano, rural, rurbano, afro-brasileiro, variedades de minorias, incluindo línguas-de-santo e de manifestações linguísticas de religiões de matriz africana). Conjuga a Teoria da Variação aos estudos filológicos. Dedica-se ainda a estudos voltados às línguas em uso. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Lingüistica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Bacharelado Em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pósdoutorado pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Barbosa de Assis, L., Alves da Silva, J. A. ., & Pacheco, V. (2022). “Onde saõ naturaes emoradores”: tradições discursivas em assentos de casamentos dos séculos XVIII e XIX em diferentes idiomas. Revista Diálogos, 10(3), 201–221. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/14106