Da variação entre –ra e –ro à homonímia na terceira pessoa do plural dos pretéritos perfeito e mais-que-perfeito simples
Resumo
Nesta pesquisa, demonstramos que atual homonímia na terceira pessoa do plural dos pretéritos perfeito simples e mais-que-perfeito simples decorre de um processo de variação e multifuncionalidade das formas –ra e –ro em dados do Galego-Português. Dessa guisa, caracterizamos a atual homonímia como um processo de mudança encaixada, considerando-se movimentos correlativos em perspectiva semântica e fonológica. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos quatro tipos de prosa: literária, histórica, religiosa e jurídica, cujos dados foram quantificados e triangulados, para verificação de tendências de uso por gênero textual, do que decorre a constatação de um processo de variação que conduz ao estreitamento paradigmático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.