“Significando-lhe o devido pezame” em notas de falecimento: tradição discursiva, historicidade do texto, da língua e outras histórias

Autores

Resumo

A presente pesquisa analisa o gênero nota de falecimento durante os séculos XIX, XX e XXI, abarcando as notas veiculadas nos periódicos impressos e na rede social Facebook, com vistas ao ensino de Língua Portuguesa. Este trabalho está fundado no Modelo de Tradição Discursiva (KOCH, 1997; KABATEK, 2004; 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Os resultados apontam para a ocorrência de traços composicionais recorrentes do gênero nota de falecimento e para dimensões ensináveis pautadas na historicidade da língua e do texto, a exemplo de atividades voltadas para a dimensão do léxico.

Biografia do Autor

Stênio Bouças Alves Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PROGEL/UFRPE). Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Alves Filho, S. B., & Gomes, V. S. (2022). “Significando-lhe o devido pezame” em notas de falecimento: tradição discursiva, historicidade do texto, da língua e outras histórias. Revista Diálogos, 10(3), 181–200. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/14087