“Significando-lhe o devido pezame” em notas de falecimento: tradição discursiva, historicidade do texto, da língua e outras histórias
Resumo
A presente pesquisa analisa o gênero nota de falecimento durante os séculos XIX, XX e XXI, abarcando as notas veiculadas nos periódicos impressos e na rede social Facebook, com vistas ao ensino de Língua Portuguesa. Este trabalho está fundado no Modelo de Tradição Discursiva (KOCH, 1997; KABATEK, 2004; 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Os resultados apontam para a ocorrência de traços composicionais recorrentes do gênero nota de falecimento e para dimensões ensináveis pautadas na historicidade da língua e do texto, a exemplo de atividades voltadas para a dimensão do léxico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.