O SENTIDO DAS PALAVRAS "SOLTAS"

Protocolo de leitura Circuito Fechado de Ricardo Ramos

Autores

  • Ivonete Nink Soares ivonetenink@hotmail.com
  • Tatiane Castro dos Santos tatitcs@hotmail.com
    Universidade Federal do Acre

Resumo

R E S U M O:

No presente artigo discorremos sobre leitura, de modo geral, e um protocolo desenvolvido para a compreensão do texto Circuito Fechado, de Ricardo Ramos. Argumentamos, também, sobre repetições, o sentido do texto, informações implícitas, propósitos das palavras e expressões. O objetivo é avaliar o procedimento, em observação à matriz de referência de Língua Portuguesa, especificamente dos descritores do tópico I. Contribuíram teoricamente: Antunes (2003), Magalhães e Machado (2012), Bortone e Martins (2008), Bortoni-Ricardo (2012). Ao concluir, defendemos que o docente, ao realizar a mediação da leitura, contribui para a aprendizagem significativa, formação de leitores proficientes e com a qualidade do ensino.

Biografia do Autor

  • Ivonete Nink Soares

    Doutoranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, possui graduação em Letras – Português/Inglês - Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). É professora efetiva do estado de Rondônia, onde leciona Língua Portuguesa.

  • Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e possui Graduação em Letras pela mesma Instituição. É professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde leciona diversas disciplinas.

Downloads

Publicado

2022-07-02

Como Citar

O SENTIDO DAS PALAVRAS "SOLTAS": Protocolo de leitura Circuito Fechado de Ricardo Ramos. (2022). Revista Diálogos, 1(10), 78 – 97. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/14036