O SENTIDO DAS PALAVRAS "SOLTAS"
Protocolo de leitura Circuito Fechado de Ricardo Ramos
Resumo
R E S U M O:
No presente artigo discorremos sobre leitura, de modo geral, e um protocolo desenvolvido para a compreensão do texto Circuito Fechado, de Ricardo Ramos. Argumentamos, também, sobre repetições, o sentido do texto, informações implícitas, propósitos das palavras e expressões. O objetivo é avaliar o procedimento, em observação à matriz de referência de Língua Portuguesa, especificamente dos descritores do tópico I. Contribuíram teoricamente: Antunes (2003), Magalhães e Machado (2012), Bortone e Martins (2008), Bortoni-Ricardo (2012). Ao concluir, defendemos que o docente, ao realizar a mediação da leitura, contribui para a aprendizagem significativa, formação de leitores proficientes e com a qualidade do ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.