O SENTIDO DAS PALAVRAS "SOLTAS"

Protocolo de leitura Circuito Fechado de Ricardo Ramos

Autores

  • Ivonete Nink Soares ivonetenink@hotmail.com
  • Tatiane Castro dos Santos tatitcs@hotmail.com
    Universidade Federal do Acre

Resumo

R E S U M O:

No presente artigo discorremos sobre leitura, de modo geral, e um protocolo desenvolvido para a compreensão do texto Circuito Fechado, de Ricardo Ramos. Argumentamos, também, sobre repetições, o sentido do texto, informações implícitas, propósitos das palavras e expressões. O objetivo é avaliar o procedimento, em observação à matriz de referência de Língua Portuguesa, especificamente dos descritores do tópico I. Contribuíram teoricamente: Antunes (2003), Magalhães e Machado (2012), Bortone e Martins (2008), Bortoni-Ricardo (2012). Ao concluir, defendemos que o docente, ao realizar a mediação da leitura, contribui para a aprendizagem significativa, formação de leitores proficientes e com a qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Ivonete Nink Soares

Doutoranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, possui graduação em Letras – Português/Inglês - Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). É professora efetiva do estado de Rondônia, onde leciona Língua Portuguesa.

Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e possui Graduação em Letras pela mesma Instituição. É professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde leciona diversas disciplinas.

Downloads

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Nink Soares, I. ., & Castro dos Santos, T. . (2022). O SENTIDO DAS PALAVRAS "SOLTAS": Protocolo de leitura Circuito Fechado de Ricardo Ramos. Revista Diálogos, 1(10), 78 –. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/14036