A relação de processo-cura na construção [Passar (por)a covid]
uma análise construcional e estatística
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de análise construcional e estatística da construção [Passar (por)a covid]. O referencial teórico que orienta nossas análises é a Gramática das Construções (GOLDBERG, 1995), (GOLDBERG, 2019), PERINI (2008); a Gramática do bem-estar (AIKHENVALD, 2021) e reflexões sobre o verbo passar (JORDÃO, 2018), (TRAVGLIA, 2007). Os resultados revelam que a relação de sentido com o verbo passar mais proeminente é a de período de duração da enfermidade (com 52,6%), seguida pela de cura da doença/fim da doença (com 32,4%), as quais constituem a dupla significação da construção [Passar (por)a covid], ou seja, sentido de processo-cura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.