DO ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO À ANÁLISE DE DISCURSO:

PANORAMA HISTÓRICO

Autores

Resumo

O artigo que tem em mãos busca apresentar ao leitor uma breve introdução aos caminhos que os estudos linguísticos traçaram até chegarem aonde hoje conhecemos mais popularmente como Análise de Discurso de linha francesa. Iniciando nossa caminhada nos estudos estruturalistas, passaremos pelo gerativismo e, então, ao funcionalismo, onde focaremos em sua vertente desenvolvida, primeiramente, por Michel Pêcheux e a importância que esta alcançou no Brasil a partir do seu desenvolvimento no país.

Biografia do Autor

Guilherme Silva, UFES/CAPES

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pesquisa fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Língua e Literatura de Língua Inglesa pela também pela UFES (2017). É integrante do Grupo de Estudos Sobre Ideologia e Discurso - GRUDI /UFES (CNPQ).

Liliane Alvim, UFES

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, especialista em Educação e Direitos Humanos também pela UFES (2017), especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2012), graduada em Letras-Português também pelo IFES (2020), graduada em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2009). É integrante do Grupo de Estudos Sobre Ideologia e Discurso - GRUDI /UFES (CNPQ).

Mayara Nogueira, Multivix

Advogada e Linguista. Professora universitária. Pós-doutora em Linguística (UFES). Doutora em Estudos da Linguagem - linha de pesquisa “Discurso, vida social e práticas profissionais”, da PUC-Rio. Mestre em Linguística (UFES). Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário (PUC-Minas). Membro dos grupos de pesquisa Linguagem, interação e Etnometodologia (UFES/CNPq ) e Linguagem, cultura e trabalho (PUC-Rio/CNPq).

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Pereira da Silva, G. B., Rodrigues de Albuquerque Alvim, L., & de Oliveira Nogueira, M. (2022). DO ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO À ANÁLISE DE DISCURSO:: PANORAMA HISTÓRICO. Revista Diálogos, 2(10), 15–28. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13887

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres