A (des)motivação para a produção escrita na escola
Palavras-chave:
Motivação, Produção escrita, Língua PortuguesaResumo
Apresentamos os resultados de uma pesquisa que busca compreender como as aulas de Português contribuem para a motivação de alunos para a escrita. Embasamo-nos na Teoria da Autodeterminação que configura caminhos para a compreensão da motivação na aprendizagem e no desenvolvimento acadêmico saudável. É uma pesquisa de abordagem etnográfica, qualitativa, que utilizou a observação participante e a entrevista semiestruturada. Constatamos que a escolha dos gêneros textuais, a metodologia do professor, suas correções e o objetivo da escrita são os fatores preponderantes para a (des)motivação dos estudantes, o que reforça a importância da dimensão afetiva no processo de escrita do aluno.
Referências
AZEVEDO, C. Escrevendo e falando na sala de aula. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 25-47.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2009. p.9-36.
BZUNECK, J. Como motivar os alunos: sugestões práticas. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. (Org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p.13-42.
BZUNECK, J.; GUIMARÃES, S. E. R. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J.A.; GUIMARÃES, S.E.R. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 41-70.
COSTA, E. R.; BORUCHOVITCH, E. Motivação e escrita: algumas contribuições para a prática pedagógica. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R.
Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 193-208.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
GARCIA, A.L.M. Produção de textos na escola: perspectivas teórico-metodológicas, tendências e desafios. CENPEC: São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/deb_nre/formacao_portugues. Acesso em: 10 nov. 2016.
GUIMARÃES, S. E. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p 58-77.
PASSARELLI, L. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.
PASSARELLI, L. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004.
ZAMBON, F. B. A qualidade motivacional e a produção de textos na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.