A (des)motivação para a produção escrita na escola

Autores/as

  • ROGÉRIO SOARES DE OLIVEIRA rosoliveira@uesc.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Neilma da Silva Bispo ne.bispo@hotmail.com
    Neilma da Silva Bispo

Palabras clave:

Motivação, Produção escrita, Língua Portuguesa

Resumen

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que busca compreender como as aulas de Português contribuem para a motivação de alunos para a escrita. Embasamo-nos na Teoria da Autodeterminação que configura caminhos para a compreensão da motivação na aprendizagem e no desenvolvimento acadêmico saudável. É uma pesquisa de abordagem etnográfica, qualitativa, que utilizou a observação participante e a entrevista semiestruturada. Constatamos que a escolha dos gêneros textuais, a metodologia do professor, suas correções e o objetivo da escrita são os fatores preponderantes para a (des)motivação dos estudantes, o que reforça a importância da dimensão afetiva no processo de escrita do aluno.

Citas

AZEVEDO, C. Escrevendo e falando na sala de aula. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 25-47.

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2009. p.9-36.

BZUNECK, J. Como motivar os alunos: sugestões práticas. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. (Org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p.13-42.

BZUNECK, J.; GUIMARÃES, S. E. R. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J.A.; GUIMARÃES, S.E.R. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 41-70.

COSTA, E. R.; BORUCHOVITCH, E. Motivação e escrita: algumas contribuições para a prática pedagógica. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R.

Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 193-208.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

GARCIA, A.L.M. Produção de textos na escola: perspectivas teórico-metodológicas, tendências e desafios. CENPEC: São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/deb_nre/formacao_portugues. Acesso em: 10 nov. 2016.

GUIMARÃES, S. E. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p 58-77.

PASSARELLI, L. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.

PASSARELLI, L. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ZAMBON, F. B. A qualidade motivacional e a produção de textos na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

Publicado

2023-03-30

Cómo citar

SOARES DE OLIVEIRA, R., & Bispo, N. da S. (2023). A (des)motivação para a produção escrita na escola. Revista Diálogos, 11(1), 31–50. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13885

Número

Sección

Caderno Estudos Linguísticos e Literários