A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA EM FOCO
Resumo
No presente trabalho, objetivamos analisar de que maneira a variação linguística é evidenciada nos livros didáticos do Ensino Fundamental II, adotados pela rede pública do Distrito Federal. O estudo da variação representa um potencial para o combate ao preconceito linguístico, pois se volta ao reconhecimento e à naturalização da diversidade dos falares. Por outro lado, mitiga relações de poder sustentadas por discursos uniformizantes das línguas. Ao analisar os livros didáticos de Língua Inglesa e Língua Portuguesa chegou-se à conclusão, de que, os exemplos de variação linguística são poucos e focados, principalmente na variação diatópica e diafásica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.