A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA EM FOCO

Autores

Resumo

No presente trabalho, objetivamos analisar de que maneira a variação linguística é evidenciada nos livros didáticos do Ensino Fundamental II, adotados pela rede pública do Distrito Federal. O estudo da variação representa um potencial para o combate ao preconceito linguístico, pois se volta ao reconhecimento e à  naturalização da diversidade dos falares. Por outro lado, mitiga relações de poder sustentadas por discursos uniformizantes das línguas. Ao analisar os livros didáticos de Língua Inglesa e Língua Portuguesa chegou-se à conclusão, de que, os exemplos de variação linguística são poucos e focados, principalmente na variação diatópica e diafásica.

 

Biografia do Autor

Stephanie Sales Rodrigues Nonato, Universidade de Brasília

Mestranda em Línguística pela Universidade de Brasília. Graduação em Letras Português no Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília - DF. E-mail: stephaniesalesxd@gmail.com. ORCID:0000-0002-7017-9590. Bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Prescendo Tonin, J., & Sales Rodrigues Nonato, S. . (2022). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA EM FOCO . Revista Diálogos, 2(10), 110–134. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13884

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres