TENDÊNCIAS FINISSECULARES NA POESIA DO BAIXO SUL DA BAHIA:
FLORAÇÕES E PERMANÊNCIAS
Resumo
Analiso a presença de tendências finisseculares na poesia do Baixo Sul da Bahia, evidenciando seu cultivo tardio em pleno desenvolvimento modernista. Elejo como corpus as obras Rosas de inverno (1921), de Oscar Pinheiro, Brumas (1926), de Cícero de Oliveira Mendes e Inquietude (1933), de Nathan Coutinho. Esses autores, apesar de enveredarem por essas correntes literárias, não ficaram presos a uma escola apenas. São ecléticos em suas poéticas e finisseculares no sentido de cultivarem elementos advindos das diferentes estéticas artísticas desse período histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.