Gênero e violência nas canções de imigração italiana no RS/Brasil
Resumo
Dentre as inúmeras manifestações que compõem a diversidade cultural e linguística do Brasil, encontram-se as canções de imigração italiana, trazidas pelos imigrantes ou criadas por seus descendentes em nosso país. Este artigo pretende discutir a violência de gênero na cultura de imigração italiana através das canções interpretadas pelos descendentes de imigrantes no Rio Grande do Sul. Para tanto, será apresentada uma breve análise de três canções, nas quais é possível identificar, em suas narrativas, o reflexo do contexto histórico e social em que foram criadas e os traçados ideológicos e religiosos que constituem a cultura da imigração no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.