Projeto lexicográfico de dicionários fraseológicos:
as etapas precedentes para a elaboração da obra
Resumo
Este artigo propõe uma discussão sobre a importância do projeto lexicográfico na elaboração de dicionários fraseológicos, restringindo-se, neste trabalho, somente às etapas prévias para a redação desse tipo de obra lexicográfica. As considerações de Penadés Martínez (2015) e Haensch (1982) orientam as discussões sobre o desenvolvimento dessas etapas. Foram selecionadas quatro obras fraseográficas com o intuito de demonstrar e exemplificar as possibilidades de se construir esses projetos e como dispor essas informações em um dicionário já redigido. Espera-se que os tópicos abordados sejam eficazes para demonstrar aos interessados a relevância que um coerente e criterioso planejamento adquire no labor lexicográfico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.