Escola, família e militarismo: análise retórico-argumentativa do discurso de Jair Bolsonaro em Colégio Militar de São Paulo

Autores/as

  • Fredson Augusto Silva Oliveira fasoliveira@uefs.br
    Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tarcísio Pereira Guedes cisio.guedes@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumen

Este artigo apresenta uma análise do discurso do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, durante solenidade de incorporação dos alunos recém-matriculados no 6º ano do ensino fundamental no Colégio Militar- São Paulo/SP, proferido no dia 03 de fevereiro de 2020 e disponível no site oficial do Palácio do Planalto. Trata-se de uma articulação teórico-metodológica entre a Teoria da Argumentação e da Nova Retórica de Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), a Teoria do Discurso Social de Marc Angenot (2010; 2015) e as noções de Cultura segundo Denys Cuche (1999) e Michel de Certeau (2010) [....]

Citas

ABREU. A. S. A arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê Editoral, 2003.

ANGENOT, Marc. El discurso social: los límites históricos de lo pensable y lo decibel. Buenos Aires, Siglo XXI, 2010.

ANGENOT, Marc. O discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir. Seleção de textos e apresentação: Carlos Piovezani. São Carlos, EdUFSCar, 2015.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior; Paulo Farmhouse Alberto; Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015. (Coleção Folha Grandes nomes do pensamento; v.1)

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Trad. Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 2010. (Coleção Travessia do Século)

CHARAUDEAU, Patrick. Pathos e discurso político. Trad. de Emília Mendes. In Ida Lucia Machado (org.). As Emoções no Discurso, V. 1. Rio de Janeiro : Lucerna, 2007. p. 240-251, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz e Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2015.

CUCHE, Dennys. A noção de cultura nas ciências sociais. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSC, 1999.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

MEYER, Michel. A retórica. Trad. Marly N. Peres. São Paulo: Ática, 2007.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

PLANALTO, Palácio do.Discurso do Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Solenidade de Incorporação dos Alunos recém-matriculados no 6º Ano do Ensino Fundamental no Colégio Militar- São Paulo/SP. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/discursos/2020/discurso-do-presidente-da-republica-jair-bolsonaro-durante-solenidade-de-incorporacao-dos-alunos-recem-matriculados-no-6o-ano-do-ensino-fundamental-no-colegio-militar-sao-paulo-sp. Acesso em: 06 ago 2020

Publicado

2023-03-30

Cómo citar

Silva Oliveira, F. A., & Pereira Guedes, T. . (2023). Escola, família e militarismo: análise retórico-argumentativa do discurso de Jair Bolsonaro em Colégio Militar de São Paulo. Revista Diálogos, 11(1), 211–227. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13825

Número

Sección

Caderno Estudos Linguísticos e Literários