As escolhas lexicais dos conjuntos de vestuários nas obras O conto da aia e Os testamentos, de Margaret Atwood
Resumo
Investigaremos, neste estudo, as escolhas lexicais e os efeitos de sentidos causados por elas nos nomes dos vestuários das principais castas citadas nos livros O conto da aia e Os testamentos, de Atwood (2006; 2019). Para isso, lançamos mão de uma metodologia quanti-qualitativa que consistiu na seleção dos contextos de aparição das vestimentas citadas nos romances; no cotejo das lexias em dicionários gerais e especializados; e, na discussão dos resultados. Tais dados registram que as seleções lexicais relacionadas às vestimentas classificam os personagens em classe sociais e emitem efeitos de sentido que dialogam com acontecimentos da humanidade e acontecimentos bíblicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.