Figurações Identitárias de Lia em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles

Autores

Palavras-chave:

Personagem, Identidade, Diferença, Estudos Culturais, Ditadura Militar

Resumo

Sob um prisma polifônico, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles retrata a vida de três estudantes universitárias que vivem diferentes realidades no período ditatorial brasileiro, no final dos anos 60 e início dos 70. Esta pesquisa objetivou uma análise da personagem Lia, uma das três protagonistas, no que tangem seus aspectos de construção identitária. Embasados na visão dos estudos culturais acerca da identidade, em especial Stuart Hall (2006), Tomaz Tadeu da Silva (2000) e Kathryn Woodward (2000), apontamos como a relação com a diferença e o outro constroem Lia e sua figuração revolucionária.

Biografia do Autor

Ulisses Stefanello Karnikowski, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Comunicação Social e em Letras pela Unijuí - RS. Mestrando em Letras, Estudos Literários, pela UFSM. É orientando do Professor Dr. Pedro Brum Santos e pertencente do grupo de estudos Vestígios do tempo: mimese e realismo na tradição narrativa brasileira.

Rosani Úrsula Ketzer Umbach, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Comunicação Social (1983), graduação em Letras (1985) e mestrado em Letras (1991) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Neuere Deutsche Literatur (1997) pela Freie Universität Berlin, Alemanha, com bolsa CAPES/DAAD. Realizou pós-doutorado (2005) na Universidade de Tübingen, Alemanha, com bolsa CAPES. Participou do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC de 2006 a 2008, do Processo de Avaliação e Seleção de obras de Literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2015) e do Processo de Avaliação de obras literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018 e 2020). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, editora do periódico Literatura e Autoritarismo e bolsista de produtividade em pesquisa 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção e história, cultura, memória e identidade, autoritarismo e repressão, narrativas (auto) biográficas.

Referências

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. RJ: José. Olympio, 2018.

COLLING, Ana Maria; TADESCHI, Losandro Antonio. Dicionário Crítico de Gênero. Dourados: UFGD. 2015

FRANCO JUNIOR, Arnaldo; OLIANI, Nara Gonçalves. O olhar revolucionário em As Meninas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 18, p. 251-264, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/122505>

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de janeiro: DP&A, 2006

MELLO, Evelyn Caroline de. Olhares femininos sobre o Brasil: um estudo sobre As meninas, de Lygia Fagundes Telles. 2011. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/93176>

REIS, Carlos. Dicionário de Estudos Narrativos. Coimbra: Almedina. 2018

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Petrópolis. 2000

TELES, Lygia Fagundes. As Meninas. São Paulo: Companhia das Letras. 2009

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Petrópolis. 2000

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Stefanello Karnikowski, U., & Ketzer Umbach, R. Úrsula. (2023). Figurações Identitárias de Lia em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Revista Diálogos, 11(1), 146–159. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13781

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários