O uso de tecnologias como estratégia educacional no ensino remoto emergencial nas aulas de língua portuguesa na cidade de Humaitá – AM

Autores

Resumo

O presente estudo é qualitativo e foi realizado através da metodologia bibliográfica com método indutivo e objetiva investigar como se deu o ensino da Língua Portuguesa durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Refletindo sobre o uso das tecnologias nas aulas de Português, questiona-se acerca do emprego das tecnologias para ensino dessa disciplina durante o Ensino Remoto Emergencial. O estudo mostrou que as tecnologias como mediadoras foram eficazes em permitir o fluxo do ensino da Língua Portuguesa, mesmo em meio as dificuldades de acesso por parte de alguns grupos de alunos e professores, sugerindo mudanças significativas na educação pós pandemia.

Biografia do Autor

Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro, Portugal (2014) com Revalidação em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Amazonas (aprovado em 12/06/2016); Mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); Bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990). Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas -Campus Humaitá; Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) desde 2016; Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, principalmente nos seguintes temas: cidadania, educação, filosofia da educação, filosofia política, marxismo, ética e ensino. Orienta mestrandos do PPGECH; Coordena projeto de pesquisa na área do Ensino com ênfase em filosofia no ensino médio; desenvolve projetos de extensão e pesquisa com estudantes de graduação; participa no Conselho Diretor (CONDIR) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Humaitá - AM; também em outros órgãos internos como Núcleos de Estudos; Núcleo de Desenvolvimento Estruturante; organização sindical e organizações sociais.

Gustavo Cruz, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Humaitá. Graduado em Letras pela Faculdade Metropolitana de Rondônia. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova dos Imigrantes no estado do Espírito Santo. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na SEDUC/AM.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Pinto, V. F., & Cruz, G. Q. da. (2022). O uso de tecnologias como estratégia educacional no ensino remoto emergencial nas aulas de língua portuguesa na cidade de Humaitá – AM. Revista Diálogos, 2(10), 1–14. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13750

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres