DESIGUALDADES DE GÊNERO
Análise da memória do dizer sobre o trabalho feminino no gênero cartum
Resumo
Este artigo discute as desigualdades de gênero em relação ao trabalho feminino, partindo de publicações de cartuns, retirados do site ONU Mulheres Brasil, partindo da reflexão teórica ancorada na Análise do Discurso francesa. Promove breve reflexão teórica sobre conceitos fundamentais da AD, como sujeito, formação discursiva, interdiscurso, paráfrase e polissemia. Observa-se que a discursividade presente nos cartuns, estabilizam uma memória do dizer sobre a mulher e sobre o trabalho feminino que remete a constructos sociais presentes no imaginário social, refletindo as desigualdades de gênero, mas que podem ser ressignificados a partir de uma desidentificação do sujeito com tal formação discursiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.