Discurso, ciência e religião:
formações imaginárias a partir da posição-sujeito de mulher religiosa na universidade
Resumo
Nosso trabalho resulta da pesquisa de pós-doutorado do primeiro autor deste artigo, sob a supervisão da coautora deste trabalho. Promovemos uma análise do discurso mobilizado por duas alunas do curso de graduação em Pedagogia, evangélicas da Igreja Assembleia de Deus, para mostrarmos o funcionamento das formações imaginárias sobre Ciência/Universidade e Religião. Assim, por meio da Análise Materialista do Discurso, revisitamos os estudos de Pêcheux, na França, de Orlandi, no Brasil e demais estudiosos, objetivando analisar como a partir das formações imaginárias de mulher religiosa, as graduandas entrevistadas nos permitem observar, como resultado, que assim como nas formações discursivas, propostas por Pêcheux, as formações imaginárias também se mostram porosas, atravessadas por outras formações imaginárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.