Discurso, ciência e religião:

formações imaginárias a partir da posição-sujeito de mulher religiosa na universidade

Autores

Resumo

Nosso trabalho resulta da pesquisa de pós-doutorado do primeiro autor deste artigo, sob a supervisão da coautora deste trabalho. Promovemos uma análise do discurso mobilizado por duas alunas do curso de graduação em Pedagogia, evangélicas da Igreja Assembleia de Deus, para mostrarmos o funcionamento das formações imaginárias sobre Ciência/Universidade e Religião. Assim, por meio da Análise Materialista do Discurso, revisitamos os estudos de Pêcheux, na França, de Orlandi, no Brasil e demais estudiosos, objetivando analisar como a partir das formações imaginárias de mulher religiosa, as graduandas entrevistadas nos permitem observar, como resultado, que assim como nas formações discursivas, propostas por Pêcheux, as formações imaginárias também se mostram porosas, atravessadas por outras formações imaginárias.

Biografia do Autor

DALEXON SÉRGIO DA SILVA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

PÓS-DOUTOR E DOUTOR EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM EM PROGRAMA DE DOUTORADO-SANDUÍCHE NA UNIVERSIDADE DE LISBOA E UNIVERSIDADE ABERTA DE LISBOA - PORTUGAL. INVESTIGADOR DO CENTRO DE LITERATURAS E CULTURAS LUSÓFONAS E EUROEIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA.

 

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade
Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutora em Letras e Linguística (UFPB). Mestre em
Fonoaudiologia (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

SILVA, D. S. D., & Azevedo, N. P. da S. G. de . (2022). Discurso, ciência e religião: : formações imaginárias a partir da posição-sujeito de mulher religiosa na universidade. Revista Diálogos, 2(10), 13G–156. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13549

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres