CULTURA DIGITAL E OS GÊNEROS EMERGENTES DA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Neste artigo realiza-se uma revisão bibliográfica que busca discutir a colaboração da cultura digital no surgimento dos gêneros emergentes e de novas práticas de leitura e compreensão do texto na contemporaneidade, tendo em vista o ambiente hipermidiático. Para tanto, utilizaremos autores como Bakhtin (2006, 2017), Monte Mór (2015), Rojo e Moura (2019), Pinheiro (2016), Cope e Kalantzis (2000), Marcuschi (2010), Chartier (1999, 2002), para a compreensão teórica sobre gêneros discursivos, letramentos críticos, multiletramentos, hipertexto, etc. Buscaremos também refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor em face desse novo contexto, discussões essas que contribuirão na escrita da minha tese de doutorado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.