CULTURA DIGITAL E OS GÊNEROS EMERGENTES DA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Limerce Ferreira Lopes limerceferreiralopes@gmail.com
    UFG/IFG
  • Sinval Martins de Souza Filho sinvalfilho@ufg.br
    UFG

Resumo

Neste artigo realiza-se uma revisão bibliográfica que busca discutir a colaboração da cultura digital no surgimento dos gêneros emergentes e de novas práticas de leitura e compreensão do texto na contemporaneidade, tendo em vista o ambiente hipermidiático. Para tanto, utilizaremos autores como Bakhtin (2006, 2017), Monte Mór (2015), Rojo e Moura (2019), Pinheiro (2016), Cope e Kalantzis (2000), Marcuschi (2010), Chartier (1999, 2002), para a compreensão teórica sobre gêneros discursivos, letramentos críticos, multiletramentos, hipertexto, etc. Buscaremos também refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor em face desse novo contexto, discussões essas que contribuirão na escrita da minha tese de doutorado.

Biografia do Autor

Sinval Martins de Souza Filho, UFG

Professor Associado (DE) na Faculdade de Letras/UFG, onde atua na Graduação e na Pós-graduação. Graduado, Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística na UFG/Unicamp. Pós-Doutorado em Psicolinguística (Universidade de Brasília/UNB) e em Teoria Linguística (Universidade de Pisa, Itália/Unipi).

Downloads

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Ferreira Lopes, L., & Martins de Souza Filho, S. (2022). CULTURA DIGITAL E OS GÊNEROS EMERGENTES DA CONTEMPORANEIDADE. Revista Diálogos, 1(10), 42 –. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13412