PRÁTICAS DE LINGUAGEM COMO, NO E SOBRE O TRABALHO
por um ergoengajamento na gestão de Escola Pública
Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar as dimensões linguísticas do trabalho em discursos que revelam a necessidade de renormalizações com vistas ao ergoengajamento nas atividades laborais. A fundamentação teórica é desenvolvida com base em Schwartz (2011, 2020), Schwartz e Durrive (2010) e Nouroudine (2002). Este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, bibliográfica, de campo com abordagem qualitativa. O corpus de pesquisa é constituído por duas entrevistas semiestruturadas aplicadas a dois diretores de Escolas Públicas. Verificamos que, no que concerne ao trabalho do diretor, a linguagem desenvolve-se amplamente como, no e sobre o trabalho, em constantes renormalizações da atividade laboral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.