PRÁTICAS DE LINGUAGEM COMO, NO E SOBRE O TRABALHO

por um ergoengajamento na gestão de Escola Pública

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar as dimensões linguísticas do trabalho em discursos que revelam a necessidade de renormalizações com vistas ao ergoengajamento nas atividades laborais. A fundamentação teórica é desenvolvida com base em Schwartz (2011, 2020), Schwartz e Durrive (2010) e Nouroudine (2002). Este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, bibliográfica, de campo com abordagem qualitativa. O corpus de pesquisa é constituído por duas entrevistas semiestruturadas aplicadas a dois diretores de Escolas Públicas. Verificamos que, no que concerne ao trabalho do diretor, a linguagem desenvolve-se amplamente como, no e sobre o trabalho, em constantes renormalizações da atividade laboral.

Biografia do Autor

Wesley Pinto Hoffmann, Universidade de Passo Fundo

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, contemplado com bolsa Capes. Licenciado em Letras, Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo

Gislaine Almeida, Universidade de Passo Fundo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Letras Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada (PUCRS/2006). 

Downloads

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Pinto Hoffmann, W., de Oliveira de Almeida, G. ., & de Freitas, E. C. (2022). PRÁTICAS DE LINGUAGEM COMO, NO E SOBRE O TRABALHO: por um ergoengajamento na gestão de Escola Pública . Revista Diálogos, 1(10), 200–220. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13114

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários