METODOLOGIAS ATIVAS
Sala de aula invertida e planejamento docente
Resumo
Este trabalho apresenta, por vias teórica e científica, aspectos práticos da rotina docente relacionados à aplicação de metodologias ativas e à organização da aula. O objetivo é orientar o professor, sobretudo da área de Linguística Aplicada, sobre o planejamento e aplicação da Sala de Aula Invertida (BERGMANN; SAMS, 2020; MORAN, 2018), bem como compreender a construção de um plano de aula cuja base é a inversão da lógica tradicional linear de ensino “professor-aluno”. Com fundamento nas ideias expostas neste artigo, observa-se que essa metodologia se firma como relevante instrumento docente para promover a autonomia e a aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.