VisoGrafia
aprendizagem de língua de sinais escrita no Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Resumo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco na aprendizagem do aluno surdo está configurado em três momentos pedagógicos. No entanto, ante a demanda da aprendizagem de Escrita de Sinais pelo surdo, já desponta uma reconfiguração desse AEE, naquilo que podemos chamar de quarto momento pedagógico. Assim sendo, o presente artigo visa apresentar um levantamento bibliográfico a respeito dessa temática, a partir de discussões iniciadas no projeto de pesquisa “VisoGrafia: aprendizagem de língua de sinais escrita no AEE por meio do quarto momento pedagógico”, além da descrição do sistema VisoGrafia. A fundamentação vem de Silva e Souza, dentre outros. Esperamos ampliar a compreensão da importância da aprendizagem da ELS e as contribuições que o AEE pode dar para a efetivação da alfabetização do surdo em língua de sinais, ampliando as discussões já existentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.