Português Língua Estrangeira na China: do ensino remoto ao presencial

Autores

  • Manuel Pires mdjpires@gmail.com
    Sun Yat-sen University

Resumo

Desde o início da pandemia de Covid-19 que o ensino remoto emergencial se tornou subitamente numa realidade constante e incontornável para as instituições académicas de todo o mundo. Da mesma forma, desde essa data que começaram a proliferar estudos e pesquisas científicas sobre esta forma de ensino, incidindo nas diferentes particularidades, experiências e impactos nos vários agentes de ensino e aprendizagem, bem como na vida das respectivas comunidades. No presente artigo, abordamos o ensino de Português no meio universitário chinês, incidindo na transição do ensino remoto para o presencial. Com base na experiência empírica de docência e no diálogo com alunos da Universidade de Sun Yat-sen (Cantão), refletimos sobre as contribuições e as inovações que o ensino remoto legou ou introduziu no ensino presencial de PLE nesta instituição.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Pires, M. (2021). Português Língua Estrangeira na China: do ensino remoto ao presencial. Revista Diálogos, 9(3). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12933