A criança bi e multilíngue - Ultrapassando mitos e obstáculos.
Uma breve síntese sobre o bilinguismo
Resumo
O presente estudo representa uma revisão de literatura sobre a área do bilinguismo, no qual se pretende evidenciar algumas caraterísticas naturais de falantes bilíngues ou multilíngues. Este tem como objetivo, descrever este importante fenômeno que, muitas vezes, está envolto por mitos, incertezas e equívocos tanto do lado dos pais, como de alguns profissionais da saúde e professores. Seguindo a cronologia da evolução dos estudos sobre o bilinguismo e comportamento, descrevem-se ainda desenvolvimento cognitivo bilíngue, e suas possíveis vantagens e desvantagens. Aborda também as conexões existentes entre o bilinguismo e a emoção tanto no escopo linguístico- social como psicológico. São apresentados resultados iniciais no âmbito do bi-multilinguismo, focando-nos em aspectos como o sentimento de pertença a um grupo social, language-choice, e também receios e incertezas dos pais quanto à educação bilíngue.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.