Na culinária nos encontramos: um estudo sobre interculturalidade, acolhimento e pertencimento no âmbito do PEC-G
Resumo
No presente artigo propomos uma discussão acerca dos processos envolvidos no acolhimento dos alunos e alunas do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), sobretudo nas temáticas ligadas à alimentação e às dinâmicas criadas durante a preparação e consumo de pratos típicos dos seus países de origem. Para a realização desta pesquisa estabelecemos contato com ex-alunos do curso de língua portuguesa, preparatório para o exame Celpe-Bras, e selecionamos as receitas aqui analisadas, entendendo que elas se funcionam como elemento motivador para uma série de trocas em um ambiente plurilíngue e pluricultural, otimizando as trocas interculturais e o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.