DESAJUSTADOS? UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS COMENTÁRIOS DA FANPAGE QUEBRANDO O TABU

Autores

Resumo

O presente artigo visa examinar os percursos narrativos e discursivos construídos por dez comentaristas da fanpage Quebrando o Tabu, referente à declaração de Hamilton Mourão em 2018, sobre as famílias constituídas apenas por mães e/ou avós resultavam em filhos/netos “desajustados”. Para tanto, traçamos uma breve contextualização do momento político pelo qual o Brasil estava inserido e os aspectos ligados às redes sociais. Como arcabouço teórico-metodológico utilizamos o nível narrativo e discursivo do percurso gerativo de sentido da Semiótica Discursiva. A partir dessas articulações, verificamos os efeitos de sentidos presentes nos comentários, tais como legitimidade, subjetividade e narrativas de vida.

Biografia do Autor

Natália Silva Giarola de Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Natália Silva Giarola de Resende é doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estudos na área de semiótica francesa, discursos políticos, discursos intolerantes e análise de redes socais, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. É mestre em Letras - Análise do Discurso e Representação Social (Universidade Federal de São João del-Rei - 2017). É especialista em Comunicação e Mídias Digitais pela faculdade Estácio de Sá - Rio de Janeiro (2014) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2013). Atualmente, cursa formação Pedagógica em Letras (2019-2020). 

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Silva Giarola de Resende, N. (2022). DESAJUSTADOS? UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS COMENTÁRIOS DA FANPAGE QUEBRANDO O TABU. Revista Diálogos, 2(10), 213–228. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12756

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres