DESAJUSTADOS? UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS COMENTÁRIOS DA FANPAGE QUEBRANDO O TABU
Resumo
O presente artigo visa examinar os percursos narrativos e discursivos construídos por dez comentaristas da fanpage Quebrando o Tabu, referente à declaração de Hamilton Mourão em 2018, sobre as famílias constituídas apenas por mães e/ou avós resultavam em filhos/netos “desajustados”. Para tanto, traçamos uma breve contextualização do momento político pelo qual o Brasil estava inserido e os aspectos ligados às redes sociais. Como arcabouço teórico-metodológico utilizamos o nível narrativo e discursivo do percurso gerativo de sentido da Semiótica Discursiva. A partir dessas articulações, verificamos os efeitos de sentidos presentes nos comentários, tais como legitimidade, subjetividade e narrativas de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.