Descrição paremológica da Libras

Um registro da segunda articulação da língua de sinais

Autores

  • Claudio Alves Benassi professormscaobenassi@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://falangemiuda.com.br
  • Rayane Thaynara Santos rayanethaynara@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A Libras – Língua Brasileira de Sinais vem se consolidando como uma importante área de estudos, em diversos aspectos. Várias são as teorias que lhe são aplicadas. Apesar disso, o paradigma linguístico estruturalista, até o presente momento, não foi total e minuciosamente compreendido e aplicado na língua de sinais. Este artigo tem como objetivo aplicar a teoria linguística estruturalistana língua de sinais, analisando e descrevendo sinalemas da Libras em sua segunda articulação. Embasados em Saussure e Martinet, serão apresentados alguns sinalemas da Libras, articulados em suas mínimas partes e descritos tendo como suporte gráfico a escrita de sinais VisoGrafia. 

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso. Formado em Música pela UFMT, especialista em Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Mestre em Cultura Contemporânea. Professor Assistente A do Departamento de Letras da UFMT. Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea.

Rayane Thaynara Santos , Universidade Federal de Mato Grosso

Mestra em estudo de linguagem PPGEL/UFMT. Especialista em Libras e Educação Especial Inclusiva.  Docente de LIBRAS EXTENSÃO/UFMT. Intérprete de Libras - ATESTO 2017. Graduanda Letras- Libras UFMT.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Benassi, C. A., & Thaynara Santos , R. . (2021). Descrição paremológica da Libras: Um registro da segunda articulação da língua de sinais. Revista Diálogos, 9(2), 60–81. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12080

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários