“3 X 1”
Estruturalismo, Enunciação e Ecolinguística na minha concepção de língua/linguagem
Resumo
O presente artigo tem como objetivo, apresentar uma nova concepção de língua/linguagem, que se encontra em gérmen na tese “VisoGrafia: o problema do conteúdo, material e forma na escrita de sinais”. Tal concepção, congrega o pressuposto do abstrato do sistema linguístico, advindo do pensamento saussuriano, levando em consideração que a mesma é também concreta, segundo argumentos bakhtinianos, ainda apresentando a característica da adaptabilidade, apontada pela ecolinguística. O artigo apresenta uma breve discussão teórica a respeito, que fundamenta a nova concepção de língua/linguagem. Espera-se que uma nova luz teórica seja lançada sobre a temática, tendo em vista que abstrato e concreto na língua/linguagem não se excluem, se retroalimentam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.