Transculturalidade na cultura surda
uma proposta possível?
Resumo
Este artigo apresenta a transculturalidade como uma proposta possível à cultura surda por se tratar de uma cultura de minoria que encontra muita resistência, e, ao mesmo tempo, cria algumas barreiras em relação ao outro. Na contemporaneidade é comum utilizarmos o multiculturalismo como o reconhecimento da existência de várias culturas diferentes. Mas, cada uma no seu espaço. Sem atravessamentos. Notamos que a cultura surda contempla o pensamento multicultural. No entanto, o discurso do “nós” x “eles” encontra-se presente. Por isso, a proposta da transculturalidade vem trazer fluidez e movimento para o cenário que vivemos de globalização e de interação social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Diálogos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.