A transexual crucificada
performance, ética e estética em um protesto na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Palavras-chave:
Parada LGBT, Performance, Ética, Estética, Carnavalização.Resumo
O presente artigo objetiva, embasado nas concepções teórico-metodológicas bakhtinianas, apresentar uma leitura analítica da performance artística da atriz e modelo transexual Viviany Beleboni à ocasião da 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 2015, entendendo-a enquanto uma forma de (re)agir responsivo e responsavelmente à realidade enfrentada pela comunidade LGBT brasileira – com destaque à parcela trans. Discute-se acerca da arte performática bem como sobre as noções bakhtinianas de ética, estética e carnavalização para concluir que, com sua performance, a artista busca dialogar com os discursos que lhe são contemporâneos e, pela arte, contrapô-los.
Referências
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. 2ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012.
__________. Estética de Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN M./VOLOSHINOV V. A palavra na vida e na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica (1926). In: Palavra própria e palavra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
__________________. Marxismo e filosofia da linguagem. 2ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1981.
COHEN, R. Performance como linguagem. 3ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FABIÃO, E. Performance, teatro e ensino: poéticas e políticas da interdisciplinaridade. In.: FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005 (págs. 37-60).
FLORENTINO, A; TELLES, N. [Org.]. Cartografia do ensino do teatro, Uberlândia: EDUFU, 2009, págs. 61-74.
GOLDBERG, R. A arte da performance: do Futurismo ao presente. 2ed. São Paulo: Martins fontes, 2006.
LOBO, L. Aprofundamento ético e potência estética no teatro contemporâneo. In.: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar (Organizador). A escuta como lugar de diálogo: Alargando os limites da identidade. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012, págs. 233-264.
PUPO, M. Sinais de teatro-escola. Revista Humanidades (número 52), Brasília: Editoria UNB, novembro de 2006, págs. 109-115.
VOLOCHÍNOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Diálogos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.