RELAÇÃO CONTRATUAL DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA COMUNIDADE “CEDRAL” MUNICÍPIO DE ROSÁRIO OESTE - MT: COORDENAÇÃO VERTICAL E A INFORMALIDADE DOS CONTRATOS NA PRODUÇÃO DE MANDIOCA
Palavras-chave:
Contratos informais, ECT, Integração vertical, modelo tobitResumo
O avanço dos estudos da Nova Economia Institucional (NEI) se deu com incorporação de novos aportes teóricos principalmente a partir das três últimas décadas. Entre suas principais contribuições encontra-se à análise da interação entre agentes econômicos, em que se destaca o papel da economia dos custos de transações (ECT) assumindo sua importância para o mercado. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam os produtores de mandioca da comunidade “Cedral” no município de Rosário Oeste a engajar-se em relação contratual formal ou informal e sua importância na relação comportamental desses produtores diante de tomada de decisão em adotar uma relação direta com o mercado ou decidir-se por uma integração vertical. Esta pesquisa utilizou-se de revisão bibliográfica buscando-se extrair as principais características e diferenças na fundamentação teórica e como ferramenta utilizou-se o modelo empírico (tobit), que analisa a ocorrência de variável dependente com distribuição truncada na regressão. Os resultados obtidos demonstraram a escolha por parte dos produtores em adotar a integração vertical, além da identificação de uma propensão à realização de contratos condicionada a especificidades dos ativos envolvidos no processo produtivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.