A Técnica de Análise Multivariada como Instrumento de Avaliação Sócio-Econômica: O Caso da Microrregiões de Sergipe
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal examinar as inter-relações entre as variáveis avaliadas através do coeficiente de correlação, onde descrevemos uma aplicação do método dos componentes principais, objetivando classificar as microrregiões do Estado de Sergipe, através de escores fatoriais criados a partir de fatores hipotéticos correlacionados com as variáveis selecionadas com base em bibliografias afins. Seu uso se baseia no interesse em contar com um índice único que resuma os vários aspectos relacionados com os indicadores de bem-estar da população das microrregiões do Estado de Sergipe, hierarquizando-os através de escores fatoriais.
Downloads
Publicado
2011-05-24
Como Citar
Farias, T. A., Anjos, F. P. dos, & Silva, N. A. S. da. (2011). A Técnica de Análise Multivariada como Instrumento de Avaliação Sócio-Econômica: O Caso da Microrregiões de Sergipe. Revista De Estudos Sociais, 10(19), 7–22. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/220
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.