Criação e implementação do ambulatório trans da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: experiência do Ambulatório Identidade Transdiversidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-29Resumen
A transfobia no sistema de saúde, manifestada por práticas discriminatórias e abordagens patologizantes, evidencia a carência de unidades de atendimento que respeitem a individualidade da população trans e superem barreiras de acesso. Este trabalho relata a experiência de criação e implementação do Ambulatório Identidade Transdiversidade na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, visando inspirar iniciativas similares. A operacionalização do projeto incluiu a formação de equipe multidisciplinar e o estabelecimento de protocolos de atendimento personalizados, com foco na saúde integral do indivíduo trans. Capacitação contínua e participação ativa da comunidade trans foram fundamentais no processo. Em poucos meses, um número expressivo de atendimentos foi realizado, indicando importante demanda reprimida. Os feedbacks extremamente positivos dos usuários trans demonstram a eficácia do ambulatório em atender as suas necessidades específicas. Conclui-se que o Identidade foi um marco na promoção da saúde trans, reduzindo o estigma e aprimorando a qualidade do atendimento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

