Criação e implementação do ambulatório trans da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: experiência do Ambulatório Identidade Transdiversidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-29


Resumen

A transfobia no sistema de saúde, manifestada por práticas discriminatórias e abordagens patologizantes, evidencia a carência de unidades de atendimento que respeitem a individualidade da população trans e superem barreiras de acesso. Este trabalho relata a experiência de criação e implementação do Ambulatório Identidade Transdiversidade na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, visando inspirar iniciativas similares. A operacionalização do projeto incluiu a formação de equipe multidisciplinar e o estabelecimento de protocolos de atendimento personalizados, com foco na saúde integral do indivíduo trans. Capacitação contínua e participação ativa da comunidade trans foram fundamentais no processo. Em poucos meses, um número expressivo de atendimentos foi realizado, indicando importante demanda reprimida. Os feedbacks extremamente positivos dos usuários trans demonstram a eficácia do ambulatório em atender as suas necessidades específicas. Conclui-se que o Identidade foi um marco na promoção da saúde trans, reduzindo o estigma e aprimorando a qualidade do atendimento.

Biografía del autor/a

  • Michelle de Moura Balarini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

    Mestre em Endocrinologia pela UFRJ. Médica Endocrinologista da UERJ.

  • Marcos Lopes de Miranda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

    Mestre e Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ. Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. 

  • Sara Wagner York, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

    Mestre e doutoranda em Educação pela UERJ. Professora EAD da UERJ.

  • Rogério Bosignoli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

    Mestre em Medicina pela UERJ. Professor da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e Coordenador da Unidade Docente Assistencial de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.

Publicado

2025-06-25

Número

Sección

Relatos de Experiências

Cómo citar

Criação e implementação do ambulatório trans da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: experiência do Ambulatório Identidade Transdiversidade. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-29