Impactos da mídia na construção da masculinidade bissexual: panorama de pesquisas na Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-44Palabras clave:
Ambiência sociotécnica, Bissexualidade, Masculinidade, Mídia, Web of ScienceResumen
Este trabalho oferece um balanço de estudos acadêmicos que têm se dedicado a entender a mídia como ator relevante na configuração de identidades de gênero e sexual em torno da “masculinidade bissexual”. O objeto desta análise foram artigos científicos recolhidos na plataforma Web of Science. Com base em uma busca utilizando os temas bissexualidade, masculinidade e mídia, foi composto um conjunto de 183 textos que, quando aplicado a um recorte efetivamente midiático-comunicacional, configurou uma amostra final de 24 artigos. Dois tipos de formulações foram alcançadas: a primeira foi a produção de um quadro de categorias sobre a bissexualidade em geral e a masculina, extraídas de literatura de referência e verificadas nos artigos científicos em análise. A segunda consistiu na percepção da participação da mídia na construção de identidades e no suporte à visibilidade ou, em sentido reverso, na construção de preconceitos e de invisibilidade. Como principal resultado, foi estudada a formação de uma nova ambiência sociotécnica dos dispositivos midiáticos em redes digitais e suas formas de atuação na constituição de uma identidade de gênero denominada como “masculinidade bissexual”.
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