Epistemología del armario en la universidad reflejada en la educación de un estudiante que se admite bisexual
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-25Resumen
Este artículo se trata de un estudio de caso de la experiencia de una estudiante que se identifica como bisexual en una universidad pública de Recife, y cómo su experiencia familiar, religiosa y socioeducativa fue atravesada por este marcador. En el análisis de la narrativa, en forma de testimonio, se utiliza la categoría de “epistemología del armario” para discutir cómo la persona que se identifica como bisexual comparte con otros cuerpos desviados, negados o abyectos la exigencia de narrar y ser narrado históricamente y así ser visibilizado y desnaturalizado. Se concluye que los múltiples armarios están hechos de violencia y generan violencia para los cuerpos no normativos al mismo tiempo que son herramientas y dispositivos para hacer frente a la actual violencia cis-heteronormativa y patriarcal. Alternativas como las pedagogías queer, capaces de dialogar con una sociedad múltiple y diversa, así como alternativas como las religiosidades inclusivas y las teologías queer son formas viables de acoger a los cuerpos disidentes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

