Epistemologia do armário na universidade refletida na formação de uma estudante que se admite bissexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-25


Resumo

Este artigo trata de um estudo de caso da vivência de uma estudante que se identifica como bissexual numa universidade pública do Recife, e de como sua experiência familiar, religiosa e socioeducativa foi atravessada por esse marcador. Na análise da narrativa, em forma de testemunho, utiliza-se a categoria da “epistemologia do armário”, para discutir a como a pessoa que se identifica como bissexual compartilha com outros corpos desviantes, negados ou abjetos a demanda de se narrar e ser narrada historicamente e assim ser visibilizada e desnaturalizada. Conclui-se que os múltiplos armários são feitos de violência e geram violência para os corpos não normativos ao tempo em que são ferramentas e dispositivos de enfrentamento da violência cis-heteronormativa e patriarcal vigente. Alternativas como as pedagogias queer, capazes de dialogarem com uma sociedade múltipla e diversa, assim como alternativas como religiosidades inclusivas e teologias queers são caminhos viáveis para que se acolha os corpos dissidentes.

Palavras-chaves: bissexualidade, epistemologia do armário, formação universitária, teorias queer.

Biografia do Autor

  • Jose Amaro da Costa, Pesquisador autônomo

    Doutor em Educação na Universidad Nacional de Rosário (UNR -Argentina); integrante do grupo de Pesquisa NuQueer (Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais) da UFRPE; participante do grupo de pesquisa Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade (SEGS) do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC-UFPE Campus Acadêmico do Agreste). 

  • Súsie Helena Ribeiro, Pesquisadora autônoma

    Doutora em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Mestre em linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Teologia Latino-Americana pela Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (Fatebh). 

Downloads

Publicado

17-06-2025

Como Citar

Epistemologia do armário na universidade refletida na formação de uma estudante que se admite bissexual. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-25