“No tea, no shade”

Construção de sentidos e manifestações de performances pelo fandom brasileiro de RuPaul’s Drag Race no Facebook

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-72


Resumen

O trabalho analisa como o programa RuPaul’s Drag Race se desdobra no ambiente digital por meio do fandom, visando a compreensão dos sentidos acionados e das performatizações de gosto expressadas. Com base no uso da Análise de Construção de Sentidos em Redes Digitais, tramam-se inferências sobre os comentários oriundos do grupo RuPaul’s Drag Race Brasil.OFICIAL, presente no Facebook. Assim, tece-se tramas que reúnem acontecimentos do programa e suas reverberações no ambiente digital, que geram conversações em rede que acionam sentidos diversos. De maneira experimental, utiliza-se a metáfora do prisma como elemento difusor dos sentidos acionados, onde é possível encontrar intercessões que revelam as expressões de gosto do fandom e, com base nos Estudos Queer, movimentações que inferem certos preconceitos provenientes da heteronormativiade.

Biografía del autor/a

  • Luis Henrique Cunha

    Mestre em Ciências da Comunicação com ênfase em Processos Midiáticos, na linha de pesquisa de Linguagem e Práticas Jornalísticas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, com bolsa CAPES/PROEX. Pós-graduado em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Universidade Anhembi Morumbi, em Influência Digital pelo Uniritter e em Semiótica e Análise de Discurso pela FAMEESP. Graduado em Jornalismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Tem interesse nos estudos de cultura pop e teoria queer.

  • Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professor do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, coordenador do LIC - Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, pesquisador PQ 2 do CNPq

Publicado

2024-12-05

Cómo citar

“No tea, no shade” : Construção de sentidos e manifestações de performances pelo fandom brasileiro de RuPaul’s Drag Race no Facebook. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-72