Análise da Inclusão LGBTQ+ no Mercado de Trabalho de Ponta Grossa-PR
Resumo
No mundo contemporâneo, a diversidade é crucial para garantir oportunidades iguais e respeitar as singularidades de cada indivíduo. Embora a Constituição do Brasil assegure igualdade de tratamento (Artigo 5º), a prática revela uma persistência de discriminação, particularmente contra indivíduos LGBTQ+. Essa discriminação manifesta-se na falta de aceitação familiar, dificuldades de inserção e permanência no mercado de trabalho e segregação social e escolar. Esta pesquisa exploratória qualitativa, apoiada por dados quantitativos obtidos através de questionários online com 131 respostas, analisa a realidade da população LGBTQ+ no mercado de trabalho em Ponta Grossa, Paraná. Os resultados indicam que, embora a maioria dos LGBTQ+ esteja empregada, a persistência do preconceito nesse ambiente é evidente, apontando para a necessidade de mais ações e intervenções que visem à inclusão e ao tratamento igualitário nos ambientes laborais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.